Quem compra um iPhone sabe que está a adquirir um dos mais populares e melhores equipamentos no mercado. Quem já o detém e acompanha os modelos mais recentes sabe o quanto pode ser penoso e difícil transferir os dados de um equipamento para outro.
O processo de transferência de ficheiros entre dispositivos não é algo que os utilizadores gostem de enfrentar mas existem soluções, como o AnyTrans, que nos facilitam a vida… todos os dias!
Mas porquê o AnyTrans?
É certo que ferramentas como o iTunes têm bastante notoriedade, podem ser bastante úteis e têm vindo a fazer as alterações e ajustes constantes às suas funcionalidades, mas também é certo que nem sempre estas mudanças estão alinhadas com as necessidades dos utilizadores.
Atendendo a estes fatores, há a considerar ferramentas alternativas, diferenciadas e até melhores ao iTunes para gerir os conteúdos do iPhone, como seja o AnyTrans da iMobie.
O AnyTrans, pelo conjunto de ferramentas e funções, demonstra e confirma as suas potencialidades como substituto em pleno do iTunes naquilo que toca a questões ligadas à gestão de iDispositivos: iOS ou mesmo Android, e dos conteúdos armazenados na “nuvem”.
A experiência oferecida pelo AnyTrans é deveras impressionante, e dizemos isto porque alia uma interface e menu de trabalho muito simples, organizado, intuitivo e muito funcional. Depois do download do programa, num computador Windows ou Mac, desde a instalação a pôr o programa a trabalhar bastam apenas alguns cliques.
O que é o AnyTrans
Por definição, o AnyTrans é um gestor de dados e ficheiros, incluindo músicas, fotos, vídeos, e-livros, mensagens, aplicações, histórico do Safari entre outros.
De forma muito perfeita, consegue efetuar qualquer transferência entre dispositivos móveis, drives da cloud, bem como entre computadores, e tudo a partir de um único ponto de acesso, um único login.
E, de forma resumida, podemos enunciar as suas principais capacidades e funcionalidades.
Clonar conteúdo de um iPhone para o outro
Num primeiro ponto, se depois de se ter adquirido um novo modelo de iPhone e se a pretensão for clonar o conteúdo do velho para o novo dispositivo, é possível fazê-lo sem aquela incerteza de se perder dados com a função clonar/fusão.
De forma rápida e certeira é possível clonar conteúdos como mensagens, fotos, contactos e até registo de chamadas.
Migrar dados com o AnyTrans
Da mesma forma é possível migrar dados, estejam eles guardados em dispositivos Android ou iOS, para o novo iDispositivo – iPhone, iPad ou iPod.
Sem acarretar preocupações para o utilizador, o AnyTrans permite que os conteúdos sejam transferidos do velho dispositivo para o novo. O processo é muito simples, bastando alguns cliques, mas obtendo resultados muito bons.
Cópias de segurança
Para além destas funções de migrar ou clonar dados, o AnyTrans também dispõe de uma função que permite fazer cópias de segurança do dispositivo de forma automática ou programada, da mesma forma que permite ainda restaurar os dados guardados.
O AnyTrans permite ainda avançar com uma pré-visualização de todos os backups do iTunes e iCloud e extrair seletivamente o conteúdo pretendido de qualquer uma destas cópias de segurança.
Com apenas um login, é possível aceder e gerir todos as drives da cloud a partir de um único ponto, em segurança e com confiança na eficácia dos resultados.
Solução integrada, gestão flexível
Seja qual for o local de armazenamento, o AnyTrans é uma solução integrada que oferece uma gestão flexível e ajustada de todos os dados e ficheiros, seja para iPhone, iPad, iPod ou para Android, entre clouds e discos locais de computadores.
É possível navegar, organizar, editar, transferir ou efetuar cópias de segurança. Sem quaisquer limites na sincronização, o AnyTrans faz a ligação entre todos os dispositivos que se pretenda.
É possível transferir entre iOS, Android, PC ou Mac e armazenamento na cloud, de forma flexível e sem qualquer limites.
AnyTrans, sétima geração
E eis que o AnyTrans lança a sua nova geração, a sétima, na qual apresenta um novo interface e ainda três novas funcionalidades, inovadoras e muito úteis, que para além de trabalhar em Windows e MacOS também inclui o novíssimo MacOS Mojave.
É desta forma que o AnyTrans 7 está focado em recuperar funções e ferramentas que a Apple foi descartando, sendo que com estas opções a Apple e o iTunes em concreto, os utilizadores de iOS ficam a perder e até manietados e desorientados em como resolver as situações à medida que elas vão surgindo.
Porque os utilizadores ainda precisam dessas soluções, o AnyTrans trouxe-as de volta.
App Downloader
Como nova função o AnyTrans introduziu a App Downloader, como seja, uma loja de aplicações. No momento em que a Apple altera as regras e acessos à loja de aplicações do iTunes, o AnyTrans mantendo o foco nos utilizadores lança ele mesmo uma loja de aplicações onde é possível pesquisar e efetuar o download de installers de aplicações de iOS (ficheiros em formato ipa).
Assim, vai ser possível fazer o download de aplicações que já não estão disponíveis na loja de aplicações convencionais.
Através desta ferramenta, para além de instalar as aplicações no dispositivo iOS é possível também guardar uma cópia de segurança no computador para que desta forma seja possível reinstalá-la num novo dispositivo, facilitando em termos de tempo e receios na transição entre dispositivos, isto é dos velhos para os novos.
Mais, porque cada utilizador vai guardando estas cópias, de versões diferentes, é possível efetuar downgrades, isto é, instalar versões mais antigas com as quais o utilizador mais se identifica.
Com esta função, basta descarregar uma única vez a aplicação que quer e instalá-la as vezes que entender e precise, poupando assim tempo, esforço e até Internet.
Ringtone Manager
Com o Ringtone Manager é possível criar toques para o seu dispositivo que sejam únicos, singulares e pessoais, sem ter de recorrer aos que vêm de base no iPhone. Sem as complicações do iTunes, o AnyTrans consegue tornar a sua música favorita num toque, e guardá-la diretamente no dispositivo, sem complicações.
Bastam três simples cliques/passos, numa interface muito intuitiva, para criar e exportar um toque:
- Primeiro, tem de seleccionar o ficheiro audio que pretende, esteja ele guardado no dispositivo iOS (iPhone, iPad, iPod), na biblioteca do iTunes, no computador ou até no YouTube.
- Em segundo, há que seleccionar qualquer parte da música ou som utilizando os marcadores, com o movimento drag&drop. É possível previsualizar a selecção e até fazer pequenos ajustes se necessário.
- Terceiro, é só exportar o toque final directamente para o iPhone, e pode ser usado logo, ou efetuar uma cópia para o computador, criando até uma biblioteca de toques personalizados e únicos. Pode recorrer a formatos como o mp3, m4a, m4r, wma, wav, flac entre muitos outros.
Home Screen Manager
A terceira e última função Home Screen Manager permite gerir e organizar as aplicações para os iPhones com um ecrã menor.
Uma vez que o iTunes retirou a secção de aplicações da App Store, não tem sido fácil para os utilizadores organizar as aplicações em ecrãs mais pequenos. Esta função permite facilmente com um só clique se obtenha um nível de organização inteligente e funcional.
As aplicações serão ordenadas por cor ou por categoria, e a organização é feita apenas por drag&drop, e de acordo com as preferências do utilizador.
Conclusão
O iTunes já não é o que era, sem margem para dúvidas. Não será de estranhar que com tantas alterações e limitações que o serviço da Apple tem vindo a apresentar, que os utilizadores de iDispositivos se disponibilizem para lhe encontrar substitutos diretos.
Ficamos com a sensação que o AnyTrans é o software a ter em alta consideração. Os utilizadores sabem que precisam de um gestor fiável para os seus dispositivos, seja para um uso diário seja para recorrer quando se quer transportar as velhas memórias para um dispositivo novo e aqui as funções cumprem na íntegra.
O nossos leitores, já conheciam esta nova geração do AnyTrans?