Por Ricardo Pereira para o PPLWARE.COM Um ficheiro ISO (.iso) representa uma “imagem”, uma representação total do conteúdo de um CD, DVD ou BD, num sistema de ficheiros ISO9660 (norma internacional de armazenamento de dados). Assim, podemos ter todo o conteúdo de um destes suportes ópticos mas sem a parte física.
Por exemplo: podemos ter no nosso disco do computador o ISO de um qualquer sistema operativo e podemos dizer ao computador que o execute para usarmos estes conteúdos como se estivessem de facto num disco óptico. Este será emulado e o computador irá interpretar o mesmo como se este estivesse numa drive de CD ou DVD. Outro exemplo comum da utilização deste formato é com ficheiro de imagens (.iso) para jogos. O jogos para consolas (Wii, Xbox, Xbox 360, PS1, PS2, PS3, PSP) utilizam este formato.
Outro exemplo prático para a adopção deste tipo de ficheiros é para salvaguardar o conteúdo de um CD/DVD que já se encontra no seu “fim de vida”.
O que podemos utilizar para converter o conteúdo de um disco numa imagem ISO?
AnyToISO
Na verdade, existem imensas as ferramentas capazes de executar esta tarefa. Já falámos aqui no pplware.com em algumas ao longo dos anos, mas as ferramentas vão também evoluindo e a qualidade das mesmas vai-se alterando, sendo necessário dar uma oportunidade a algumas mais recentes ou com actualização periódica. Vamos apresentar o AnyToISO…
AnyToISO é um tudo-em-um no que toca à criação de arquivos ISO a partir de tudo: a partir de outras imagens, a partir de CD, DVD, Blue-ray, a partir de pastas locais, etc. Permite a extracção de qualquer tipo de ficheiro de imagem de CD/DVD encontrado na Internet.
O principal problema que vem resolver é o já habitual para muitos utilizadores. Muitos programas criam uma imagem de disco no seu próprio formato e isto é especialmente usado nos produtos comerciais, como por exemplo, para gravar uma imagem NRG é necessário possuir o programa “Nero” original. Com o AnyToISO monta-se qualquer imagem de CD/DVD.
Formatos Suportados:
- NRG
- MDF
- UIF
- DMG
- ISZ
- BIN
- DAA
- PDI
- CDI
- IMG
Drives Suportadas:
- CD
- DVD-ROM
- Blu-ray
Vantagens:
- Suporte para todas as drives de CD/DVD;
- Extrair/Converter ficheiros de imagem;
- Criar de ficheiros de imagem de um CD/DVD, etc;
- Criar ficheiro ISO de arquivos e pastas;
- Extrair ficheiros DMG files (Ficheiros de imagem Apple);
- Extrair ficheiros DEB e RPM files (Ficheiros de imagem Linux);
- Suporte de Linha de Comandos;
- Compatibilidade com Windows e Mac OSX;
- Disponível em 13 idiomas: Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Japonês, Russo, Português (Brasileiro), Sueco, Holandês, Italiano, Hebraico, Grego e Arménio;
- Versão Lite, que é totalmente grátis, mas não suporta arquivos maiores que um tamanho normal de CD (870 MB).
Como funciona?
O processo é extremamente simples pois será totalmente intuitivo pelos poucos passos necessários. Como a ferramenta está em português, os campos indicam o que lá devemos colocar.
Primeiro para extrair/converter indicamos a origem dos dados, escolhemos a tarefa e indicamos o local de destino. Estes passos servem para as várias tarefas possíveis a desempenhar como a extracção/conversão, para a criação de um ficheiro de imagem através de um CD, DVD ou Blue-Ray e para a criação de um ficheiro de imagem através de uma pasta.
Existe esta versão gratuita e existe a versão PRO. A diferença está no tamanho máximo suportado pela versão free que se situa nos 870 MB.
É uma ferramenta interessante que pode ajudar quando lidamos com estes formatos, principalmente porque está a crescer a utilização de imagens ISO no seio da comunidade cibernauta.
Artigos relacionados:
- WinISO
- LC ISO Creator
- Free Create-Burn ISO
- Active ISO Burner
- DAEMON Tools Lite
- ISO Recorder 3.1
- WinCDEmu – Montar imagens ISO com simplicidade
- Virtual CloneDrive
- e-Mount – Monte dispositivos facilmente no Linux
- XBOOT – Multiboot em Pens e Discos USB