A forma que os vírus e o malware têm de entrar nos nossos computadores não tem grandes segredos. A maior parte das vezes vêm de dispositivos que ligamos às nossas máquinas e que julgamos estarem limpas de problemas. A forma de esses problemas entrarem é através da execução automática de programas especificamente designados para essa propagação, chamados pelo autorun.inf, e que nem damos conta de estarem a ser executados.
A forma mais simples de nos protegermos é bloquearmos a execução dessa execução automática. Já vos apresentámos diversas ferramentas para essa função, e agora vamos apresentar mais uma, o Antirun, que consegue também ela proteger-vos.
O Antirun, depois de instalado e funcional irá estar a esperar que sejam ligados dispositivos externos de armazenamento de dados. Vai de seguida verificar a presença do ficheiro autorun.inf e de software a ser chamado por ele. Caso o detecte então alerta caso o utilizador. Desta forma consegue informar o utilizador para a presença de um potencial problema e disponibiliza uma forma de o resolver.
Caso o Antirun não detecte a presença do ficheiro de autorun então não apresenta a mensagem e é mostrado apenas a sua interface.
A interface do Antirun é altamente funcional e resumida, apresentado para cada um dos dispositivos presentes um separador com informação útil e algumas funcionalidades. Estas são apresentadas consoante a presença ou não do ficheiro de execução automática.
Caso este esteja presente o Antirun disponibiliza uma forma de o remover, o acesso seguro aos ficheiros presentes e informação sobre o dispositivo que está ligado. Se não for detectado então as opções apresentadas são as mesmas, com excepção para a possibilidade de remover o ficheiro de execução automática.
Em ambos os casos é possível ejectar o dispositivo e ver informação detalhada sobre o espaço total, disponível e ocupado.
Se pretenderem podem copiar ficheiros para esses dispositivos directamente com o Antirun. Basta arrastarem estes para o separador pretendido na sua interface.
Nas definições do Antirun podem definir se pretendem que ele bloqueie todos os dispositivos ou se pretendem ser alertados em caso de problemas.
O Antirun tem ainda a possibilidade de detectar novas versões e alerta os utilizadores para essa necessidade.
Com o Antirun podem monitorizar um vasto leque de dispositivos externos, desde as normais Pens USB, cartões de memória ou outros tipos de dispositivos.
É também um excelente complemento para os antivírus e uma forma de se protegerem contra problemas que surgem quando menos se espera.
Artigos relacionados:
- USB Protector – Proteja o seu Windows contra Pens infectadas
- USB Immunizer – Proteja as suas drives externas
- Panda USB Vaccine 1.0.0.50