Um deste dias, estava eu a trabalhar com várias aplicações abertas, como é costume, quando carreguei um pacote de imagens para transformar. Aquilo exigiu de tal forma do processador e da memória que nem os “olhinhos” o Windows mexia! Esperei… esperei… e comecei a desesperar – utilizei então a santíssima trindade do Windows, Ctrl+Alt+Del.
Nada aconteceu… é verdade! Aquilo estava de tal forma bloqueado que já nem o Gestor de tarefas conseguiu vir à superfície. Mais uns minutos de espera, entretanto apareceu uma aviso do Windows mas nada o fez “descongelar”.
Como qualquer mortal fui tentado a deixar o dedo no botão do power, até aquilo desligar, mas tinha trabalhos já prontos, não me lembrava se os tinha ou não gravados, muito trabalho já empregue para deitar tudo borda fora… tinha de haver uma alternativa.
Haver, havia, eu é que não sabia. AntiFreeze é uma pequena aplicação que se esconde junto ao relógio, na barra de tarefas e que somente em casos destes, digamos, em casos de desespero é que deverá ser accionada.
Usando as teclas de atalho, Alt+ Ctrl+WIN+HOME activamos esta aplicação que automaticamente desliga muitos dos processos activos, libertando margem de manobra para que a aplicação que está a provocar o congelamento, possa continuar e levar até ao final a sua actividade.
Pesa no nosso sistema, pouco mais que 1kb e pode salvar algumas horas de trabalho. Considere esta aplicação como sendo o antepasso do clique no botão reset. Recomendo esta aplicação a todos que tenham máquinas propensas a estes problemas, máquinas que são utilizadas sempre no limite.