Actualmente, embora existam já outras soluções, os utilizadores recorrem aos dispositivos de armazenamento USB para transportar dados de um lado para o outro. Uma penUSB é tão útil como insegura, além de ser o mais utilizado veiculo de propagação de malware, pode facilmente cair de um bolso, ser surripiada de cima de uma secretária ou simplesmente pode ser (sem que o proprietário saiba) copiada para o computador de terceiros que se ligou.
E se tiver nessa pen dados importantes, sensíveis e pessoais?
Como nos podemos proteger?
Há dias quase que era eu o visado. No ginásio, caiu do bolso das calças e… foi (por sorte) parar dentro de um sapato!!! Não é que tivesse grande coisa, pois passei a usar outras formar de ter os dados disponíveis nos vários locais de trabalho, mas tinha fotos das crianças em festa e não interessa a mais ninguém se não a nós.
A protecção passa por encriptar os ficheiros existentes na pen. Não serve colocar uma password de acesso à própria pen, facilmente em Linux podemos quebrar essa protecção. Temos mesmo que encriptar o que está lá dentro que é a única forma de gorar qualquer tentativa de acesso aos ficheiros.
Androsa FileProtector
Já falámos em muitas aplicações para proteger a nossa penUSB… muitas mesmo, mas estas estão sempre em constante evolução e apresentam melhorias que devemos conhecer.
Esta ferramenta, o Androsa FileProtector é poderosa, gratuita e muito completa.
É um ferramenta que cifra qualquer tipo de ficheiro com algoritmos de criptografia do tipo AES 128/192/256 bits, TripleDES 192 bits, DES 64 bits. Esta tecnologia permite colocar palavras-passe até 32 caracteres, chaves de 256bits.
Até aqui nada de especial, mesmo referindo que é gratuita ainda assim não surpreende. Quando utilizamos a ferramenta é que vemos e sentimos a simplicidade.
Podemos ter um controlo sobre os vários aspectos de segurança, é-nos informada a segurança que imprimimos à encriptação, podemos transportar os ficheiros na penUSB juntamente com a aplicação, entre muitos outros aspectos e configurações.
Caso queira, pode transferir aqui o pacote de idiomas e colocar a ferramenta em português do Brasil.
O processo de encriptação é muito rápido, tendo em conta que os ficheiros são compactados e encriptados. Inversamente verá uma velocidade igualmente satisfatória.
Detalhes sobre o Androsa FileProtector:
- É uma aplicação gratuita
- Cria um ficheiro de auto-desencriptação
- Está disponível também numa versão portátil
- Permite proteger qualquer tipo de ficheiro
- Comprime o ficheiro antes de o proteger, reduzindo assim o tamanho do ficheiro
- Permite integração com o menu de contexto no Windows
- Suporta vários idiomas disponíveis
Conforme pode reparar, esta é uma aplicação a ter em conta. Embora existam no mercado outras ofertas, certamente que estão a par desta ferramenta. É uma questão de verificar o potencial que está empregue no Androsa.