Foi há cerca de um ano que a Google disponibilizou o novo Android Studio 2.0 que se destacava por trazer um novo emulador que era 3x mais rápido que o seu antecessor. Depois de várias betas, a Google lançou agora o novo Android Studio 3.0 que traz várias e interessantes novidades.
O Android Studio é um plataforma de desenvolvimento para Android, criada pela Google. A plataforma é baseada no IDE IntelliJ IDEA da Jetbrains e é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, ou ao Netbeans, oferecendo as melhores ferramentas e funcionalidades aos programadores. Segundo a própria Google, com o Android Studio a programação para Android é mais simples e rápida. Com a nova versão 3.0, a Google focou-se essencialmente em oferecer uma ferramenta que permitisse o desenvolvimento rápido de aplicações.
Este IDE tem tudo o que um programador precisa para programar uma app, incluindo um editor de código bastante completo, ferramentas de análise de código, emuladores, etc. Apesar das várias novidades que chegam com a versão 3.0, destaque para:
- Novo conjunto de ferramentas para avaliar problemas de desempenho de uma app;
- Suporte para a linguagem de programação Kotlin;
- Conjunto de ferramentas (e assistentes) para acelerar o desenvolvimento de apps nas mais recentes APIs do Android Oreo;
Conheçam todas as novidades
O Android Studio 3.0 é provavelmente a melhor ferramenta para desenvolvimento de aplicações Android e o melhor de tudo é que é gratuita e está disponível para diversos sistemas operativos. Todas as novidades desta versão podem ser encontradas aqui.