Pplware

Análise – Panda Internet Security 2010

Agradecemos à Panda Portugal as licenças disponibilizadas para esta análise. Passando à análise , quero frisar que usei o nosso método tradicional, aplicado em todas as suites de segurança por nós analisadas. Esmiuçamos por isso o novo Panda Internet Security 2010.

A suite de segurança da Panda foi instalada numa máquina com o Windows Vista, com as respectivas actualizações em dia. Depois de vários dias de trabalho, deixamos a nossa opinião sustentada pelos resultados conseguidos. O mercado das suites de segurança está mais rico, verão mais à frente o porquê.

A suite: O Panda Internet Security é constituído por Antivírus, Firewall,  Anti-Spyware, Anti-Phishing, Anti-Rootkits, Protecção de Identidade, Vacina USB Panda, Anti-Spam, Controlo Parental e Backup Online com 2GB para salvaguardar os dados mais sensíveis.

O Painel Central está separado em três áreas relativas ao “status” da aplicação: protecção, manutenção e actualização. O verde a indicar se tudo está operacional e o vermelho alerta para algo fora do previsto relativamente à suite de segurança.

No separador Analisar podemos obter diferentes verificações, sejam elas ao sistema, ao email, entre outras opções.

Podemos rever neste separador os relatórios e as estatísticas simples e avançadas que a própria suite vai produzindo, informando o utilizador das acções tomadas pela mesma. Neste ponto, na minha opinião, poderiam ter aproveitado melhor este espaço, existe muita área “vazia” neste interface.

Uma situação que não me passou ao lado, foi o facto de ao eliminar os relatórios, as contagens e os valores da estatísticas não sejam reiniciados. Fica este ponto para ponderarem.

Na Quarentena, onde são encaminhados todos os ficheiros maliciosos que se encontram no sistema ou na navegação pela web, quando eliminei os vírus em quarentena, a contagem total não foi eliminada também.

Na secção Serviços estão centralizados todo os suportes técnicos disponibilizados pela Panda. Nestes serviços está incluída a função de criar um disco de recuperação: é uma função que devem ter em conta.

A protecção parental apresentada por este filtro é fenomenal, testei o filtro para “adolescentes” e todos os sites que experimentei foram bloqueados, mas peca pela falta de organização ao criá-lo, como também se mostra um pouco intrusivo, pois cada vez que abro o browser ele insiste em pedir a senha mesmo sendo o Supervisor a criá-la. É um ponto que a meu ver pode ser melhorado. Não faz sentido o educando ter conhecimento que fora criado um filtro.

Uma questão: Como Supervisor poderei eliminar este filtro (criado por mim)? Não o consegui apagar, mas pode-me ter escapado algo, estranho!!!

Nesta parâmetro, foi testado o filtro da navegação, que teve como objectivo auxiliar na prevenção de vírus enquanto navegamos. O resultado foi muito satisfatório.

Firewall

Não fiz nenhum teste exaustivo à mesma, mas pelo tempo de teste despendido, passou despercebida e pouco intrusiva, apresentando pop-ups apenas quando necessário.

Análise
Requisitos
PC
Sistema sem Panda Internet Security 2010
Sistema com Panda Internet Security 2010 (Standby)
Verificação à partição (Scan Normal)
Gestor de tarefas
Verificação Viral

Foi colocada uma pasta com 3030 Vírus, Trojans, Backdoors, Dialers,  Spywares, Adwares entre muitos outros da mesma família. Ao fazer verificação da mesma, coloquei o Panda sem protecção em tempo real, pois o objectivo seria fazer um teste à pasta através do chamado scan on-demand, ou seja verificação manual, ao que obtive em 26 minutos, o total de 3030 ficheiros analisados, sendo que 1656 foram detectados como ficheiros infectados.

Cheguei então à conclusão que apenas foram detectadas 55% das amostras de vírus colocadas na pasta. Penso que pelo consumo exigido pelo Panda IS 2010 este resultado ficou um pouco aquém das minhas expectativas.

Conclusões

Em geral o Panda Internet Security 2010 faz aquilo que promete, peca por exigir um pouco do computador quando este se encontra em verificação, logo é totalmente desaconselhado a máquinas com menos de 1GB de RAM, conforme se verifica na diferença nos três comparativos. Quanto ao seu design poderia estar mais sólido e desenvolvido, devido ao desperdício de espaço, na minha opinião.

O produto que testamos, o Panda IS 2010 ainda não usufrui da compatibilidade com o Windows 7.

OBS: Os valores apresentados no teste, são valor médios, podendo assim variar de computador para computador. A análise foi efectuada com as definições do Panda IS 2010 no máximo.

Fica a nossa análise, deixando este produto muito bem cotado. Há, como em todas as suites, aspectos menos bons passiveis de melhorias. Em relação a suites anteriores, a Panda teve um cuidado adicional em termos de recursos utilizados. A relação preço qualidade, está muito competitiva ficando por isso o mercado mais rico na oferta dentro das suites de segurança.


Licença: Shareware – [1 ano/1 licença – 39,95€]
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: Panda Internet Security 2010 [83MB]
Homepage: Panda Security

Exit mobile version