Pplware

Análise – Kaspersky AV 2010

O Kaspersky AV tem conseguido nos últimos anos, um nível de satisfação essencial para convencer os utilizadores a comprar esta suite de segurança. São vários os argumentos que pesam a seu favor, desde a flexibilidade à aparência gráfica. O encanto deve-se também a uma extraordinária relação preço qualidade, embora nunca tenha conseguido afirmar-se como o melhor. Está perto, mais ainda não chegou lá!

Já há algum tempo que acompanhamos esta suite de segurança, não sendo por isso desconhecido o seu desempenho. O Kaspersky AV 2010 foi instalado numa máquina com o Windows 7, com as respectivas actualizações em dia. Depois de vários dias de trabalho, deixámos a nossa opinião sustentada pelos resultados conseguidos. O mercado das suites de segurança está mais rico, verão mais à frente o porquê.

Passando à análise, quero frisar que usei o nosso método tradicional, aplicado em todas as suites de segurança por nós analisadas. Dissecámos por isso o novo Kaspersky 2010.

A suite

O Kaspersky 2010 é constituído por Antivírus, Modo de Jogo,  Anti-Spyware, Anti-Phishing, Anti-Rootkits, Teclado Virtual e URL Advisor entre outras opções.

O Painel Central está separado em quatro áreas relativas ao “status” da aplicação: protecção, verificação, actualização e segurança. O verde indica que tudo está operacional e o vermelho alerta para algo fora do previsto relativamente aos parâmetros de segurança.

No separador Verificação podemos obter diferentes verificações, sejam elas com o sistema, email, etc.

No separador Actualizações, podemos verificar a existência de novas actualizações de versões da base de dados de vírus, no entanto podemos também, se for o caso, reverter as actualizações para uma base de dados anterior.

Algo que me não passou despercebido, foi o facto de na primeira actualização ter sido obrigado a reiniciar o computador.

Na Segurança+, estão presentes as configurações para o teclado virtual, que será integrado no Firefox, podemos contar também com a possibilidade de criar um disco de recuperação. Podemos ajustar a configuração ao nosso navegador, resolução de problemas relacionado com a Microsoft e apagar o nosso histórico de actividades.

Neste parâmetro, foi testado o filtro da navegação, que teve como objectivo auxiliar na prevenção de vírus enquanto navegamos. O resultado foi muito satisfatório.

Análise
Requisitos
PC
Sistema sem Kaspersky AV 2010
Sistema com Kaspersky AV 2010 (Standby)
Verificação à partição (Scan Normal)
Gestor de tarefas
Verificação Viral
Conclusões

Em geral o Kaspersky 2010 demonstrou ser aquilo que promete, consome pouco recursos da máquina em standby, pois caso o mesmo esteja a fazer scan sente-se a lentidão na navegação, chegando mesmo a causar 100% de utilização do CPU e consumo exponencial de memória.

Na utilização diária mostra-se um pouco intrusivo, lançando constantemente pop-ups considerados de nível médio. Quanto ao seu design está muito bem organizado, aproveitando assim  todo o espaço disponível de uma forma equilibrada. Se me permitem a sugestão, seria boa ideia resumir melhor o texto inserido, ficando mais simples o entendimento da informação.

OBS: Os valores apresentados no teste são valores médios, podendo assim variar de computador para computador. A análise foi efectuada com as definições do Kaspersky 2010 no máximo.

Licença: Shareware – [1 ano/1 licença – 29,95€] Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Seven Download: Kaspersky 2010 AV [56.10MB] Homepage: Kaspersky Labs

Exit mobile version