Hoje começamos por falar em espaço ocupado desnecessariamente no nosso disco. A ideia é identificar os vários agentes colonizadores de espaço em disco, saber quem está mais. Para isso precisamos do AllDup.
Esta aplicação é das mais completas ferramentas a identificar ficheiros repetidos, é inteligente pois localiza todos os ficheiros duplicados no computador de modo rápido, eficiente e seguro!
No primeiro quadro da aplicação (conforme podemos ver em cima) no menu, “Start Search”, o utilizador pode definir quais os discos rígidos, drives ou dispositivos móveis (tais como PenUSB) quer incluir na pesquisa de ficheiros duplicados.
É possível estreitar ainda mais os critérios de pesquisa. Podemos adicionar manualmente critérios como extensões a pesquisar, nome, tamanhos, atributos, data de criação, entre outros.P
A aplicação tem um vasto leque de critérios, pois quando se trata de ficheiros e pastas no nosso sistema, terá obrigatoriamente de haver muita atenção na escolha. Estamos a falar de uma aplicação que não deixa passar absolutamente nada, é um crivo muito minucioso.
Após feita a selecção de critérios, clique no botão Start Search e deixe a aplicação trabalhar. Conforme o local e o material pretendido, o tempo de leitura será maior ou menor. Depois a aplicação apresentará um resultado onde o utilizador poderá saber tudo sobre o ficheiro duplicado que foi identificado. Tudo mesmo, são informações exactas para que possa apagar em consciência.
Depois de os identificar, poderá dar ordem para apagar, no entanto a aplicação irá criar um ficheiro de backup, caso posteriormente pretenda recuperar o que foi apagado.
Nas configurações de fábrica, poderão ser encontradas na pasta C:AllDupBackup.
No separador File Protection poderá remover essa opção, fazendo com que o processo seja mais rápido. A aplicação integra no menu de contexto um atalho para que não precise abandonar o que está a fazer para disparar a ferramenta.
Esta é mais uma ferramenta para manter o seu sistema oleado e sempre optimizado. Com o aumento das capacidades dos discos, a tendência é para ocupar, ocupar, ocupar como se não houvesse amanhã.