Já foi apresentada a nova Creative Suite da Adobe que, como é apanágio, traz nesta nova versão novidades de fazer crescer água na boca.
Esta versão tem quatro pacotes, cada um direccionado para uma área específica. Como sempre a Adobe continua com tecnologia de ponta para diversas áreas como o design gráfico, a edição de vídeo ou o desenvolvimento de conteúdos web. Estes pacotes são:
- Design Premium: pacote direccionado para o design gráfico;
- Web Premium: pacote direccionado para web-developers;
- Production Premium: pacote direccionado para quem pretende fazer edição de vídeo;
- Master Collection: o pacote completo com todos os 18 programas.
Design
Começamos então pelas novidades dos programas vocacionados para o Design: Photoshop, Illustrator, InDesign e Flash Catalyst.
- Photoshop: é agora muito mais fácil seleccionar objectos e movimentá-los na imagem, para além de que o preenchimento mágico parece mesmo… mágico.
- Illustrator: uma das novidades deste programa é a possibilidade de controlar muito melhor as linhas tracejadas, o que permite poupar imenso tempo.
- CS review: Um novo serviço que permite criticar e ver as críticas aos nossos ficheiros directamente no programa.
Vídeo
Passamos agora para as novidades dos programas de edição de vídeo, mais concretamente o Premiere Pro e o After Effects.
A velocidade destes programas está muito melhor devido à sua arquitectura a 64 bits.
O Roto Brush está muito mais inteligente e rápido. O que se fazia frame a frame agora faz-se em segundos pois o After Effects “adivinha” o que muda na frame seguinte.
Web
A Adobe também se preocupou com os web developers, e principalmente o Dreamweaver CS5 tem imensas de novidades:
- A criação de conteúdos para a Web em flash está mais simples. As textboxes estão mais inteligentes. Podemos interligá-las e o texto passa de uma para a outra consoante o seu tamanho.
- O Flash tem bastantes melhorias, onde destaco a possibilidade de exportar as aplicações de modo a correr num iPhone.
- Também o Photoshop tem ferramentas que vão ajudar os web developers a criar conteúdos mais interactivos e com um design mais apelativo. Podemos criar uma imagem em 3D com um simples clique, por exemplo.
- BrowserLab: mais um serviço disponível Online que permite ver uma página em vários browsers, a partir do nosso browser.
Fotografia
Com a fotografia digital já totalmente cimentada e com a foto manipulação a evoluir de uma maneira surpreendente, a Adobe também teve em conta esta área. Entre todas as novidades destacam-se:
- Um novo painel no Photoshop para pesquisar os ficheiros.
- A criação de uma imagem HDR é agora muito mais simples e personalizável.
- A ferramenta que permite “apagar” algo que está à frente do background funciona mesmo muito bem.
- Também a ferramenta Warp está muito melhor, permitindo mover naturalmente sem estragar a forma.
Flash
Por último vem o Flash Player, que não faz directamente parte da Creative suite, mas ainda assim serve para mostrar a versatilidade dos conteúdos em flash, que podem ser criados no Flash CS5. Esta é a resposta à Apple que vem mostrar que não vai ser o HTML5 que vai matar o flash.
Das grandes novidades do flash, destaco o Adobe AIR, que vai fazer com que um simples código funcione em tablets, computadores pessoais e smartphones.
E chegámos ao fim daquilo que são as novidades da quinta Creative Suite da Adobe, sempre com muitas novidades que nos fazem querer fazer o upgrade. Em Maio estará disponível toda a Suite e partir daí é só esperar que um ano chegue para dominar todas as novidades.
Quanto aos preços exorbitantes, este ano continuam e vão até aos dois mil euros pela Master Collection.