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Adicionar novos serviços Cloud ao Office 2013

O Office 2013 ainda não chegou ao mercado na sua forma definitiva. O que foi dado já a conhecer, através da Release Preview, promete uma suite de produtividade completamente nova e com funcionalidades que até agora não existiam.

A mais apelativa é sem dúvida a possibilidade de gravarmos os nossos documentos directamente em serviços cloud, fora da nossa maquina e acessíveis em qualquer lado. Para já apenas o SkyDrive está disponível, mas começam a surgir umas formas oficiais de alargar estes serviços.

O mais recente exemplo veio da possibilidade de adicionarmos a CloudPT, Dropbox e o Google Drive à lista de serviços disponíveis para gravação de documentos no Office 2013.

A adição destes três novos serviços de alojamento Cloud à possibilidade de gravação de ficheiros do Office 2013 foi dsenvolvida por dois programadores distintos e apresentados em datas quase coincidentes.

No caso do Dropbox este script foi disponibilizado através do seu fórum e no caso do Google Drive foi apresentado no site SumTips.

O suporte para o serviço CloudPT foi feito pelo Pplware e resultou de uma experiência que fiz. É bastante simples alterar os scripts e por isso avançámos com essa adição importante agora que este serviço está público.

A forma de adicionar estes três serviços ao Office 2013 é extremamente simples e requer apenas que corram três scripts de instalação. Em todos os casos a disponibilização da opção é imediata.

E como adicinoar estes serviços?

Para poderem fazer a instalação desses três novos serviços apenas necessitam de ter no vosso computador os serviços de cloud a correr, os scripts correspondentes aos serviços que pretendem adicionar e, claro, o Office 2013 instalado.

Os scripts podem ser encontrados aqui e devem ser guardados no vosso disco:

Quanto ao Office 2013, caso não o tenham aconselhamos que o procurem neste artigo do Pplware.

Instalação

Para instalarem estes novos serviços apenas necessitam de correr os scripts que descarregaram antes. É conveniente que tenham todas as aplicações do Office 2013 fechadas.

Ao executarem esses scripts vão ser abertas janelas de DOS para que possam acompanhar o processo e forneces alguma informação adicional.

Depois de darem o primeiro Enter devem indicar o caminho para as pastas locais em disco onde os a adicinoar serviços sincronizam.

De notar que no final desses caminhos em sistema não devem colocar a barra final.

Após estes passos, que devem ser sempre terminados com um Enter, podem fechar as janelas do DOS que tenham abertas.

Devem agora abrir uma das aplicações do Office 2013 e aceder ao menu File, nas opções Open ou Save. Vão ver aí uma opção a indicar “Add a Place”. Aí dentro vão encontrar os serviços que adicionaram. Escolham a CloudPT, o Google Drive ou o Dropbox.

Agora, e sempre que quiserem gravar um novo documento vão ter esses três novos locais disponíveis, bem como o Skyrive.

A forma de remover estes serviços, caso não pretendam mantê-los é também extremamente simples. Basta que acedam à opção Account nesta mesma zona e escolham “Remove” no serviço pretendido.

Com esta opção ficam assim capacitados para gravar os vossos documentos noutros serviços cloud que não o da Microsoft. Podem colocá-los em vários outros serviços, os da vossa preferência, e assim tê-los sempre disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora.

Se pretenderem saber ou investigar mais sobre esta capacidade, a Microsoft tem disponível informação especifica. Podem encontrá-la neste link.


Homepage: Office 2013 Customer Preview

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