AbiWord é um processador de texto gratuito muito ao estilo Word da Microsoft. Claro que não tem a mesma amplitude, nem prestígio mas para escrever uns textos, uns memorandos entre outros trabalhos literários serve como uma luva.
Foi desenvolvido para se integrar com o sistema operativo onde está a funcionar, aproveitando as capacidades intrínsecas dos mesmos. Assim algumas funções são patrocinadas pelo próprio sistema operativo, como por exemplo imprimir, carregar imagens, etc.
Podem pensar que a aplicação é simples demais, mas não, é bastante completa podendo mesmo impressionar pelas suas requintadas e completas funções. Podem contar com templates avançados permitindo documentos profissionais de alta qualidade. Nada foi deixado ao acaso no que respeita a ferramentas e opções dentro do AbiWord, mesmos as mais avançadas opções existentes do MS Word encontram paralelo no AbiWord. Por isso, a ferramenta disponibiliza vários packs de plugins que podem ser anexados conforme a suas necessidades.
O código de desenvolvimento desta ferramenta foi cuidadosamente escrito, permitindo ao AbiWord uma estabilidade e funcionalidade total em qualquer plataforma. Virtualmente todos os cenários são possíveis para este processador de texto, pois neste momento pode ser utilizador em sistemas UNIX, pode correr no Windows a partir do Windows 95, QNX Neutrino 6.2, MacOS X (pode utilizar a versão desenvolvida para os MAC ou pode utilizar sobre o MacOS X a versão para Unix).
O instalador inclui as seguintes funcionalidades (plugins): – Corrector ortográfico (para já somente suporta o idioma inglês) – Suporte para adição de fórmulas e equações – Suporte para importar ficheiros Wordperfect – Suporte para importar ficheiros OpenDocument (formato OpenOffice.org) – Suporte para inserção de gráficos (experimental, apenas funciona com a versão recente do GNOME)
Pode descarregar aqui os plugins que aumentam as funcionalidades deste processador de texto open source.