Pplware

A sua webcam como câmera de segurança

Neste guia espero ensinar-vos como fazer dum computador e uma webcam um sistema de detecção de movimento com gravação, ao estilo das melhores câmaras de segurança.

Para seguir as instruções que se seguem precisa apenas de:

  • um computador a correr Windows (98, ME, 2000, XP ou Vista)
  • uma, ou mais, webcam(s)
  • Dorgem – a aplicação open-source por trás do nosso sistema
  • Supondo que já tem a sua webcam pronta a usar, é altura de instalar o Dorgem; o link para download está no fim deste artigo. Depois de instalado, abra o Dorgem e seleccione a webcam que pretende utilizar.

    Clique em Preview e ajuste a posição da webcam para garantir que está direccionada para a zona pretendida.

    Dê agora um clique sobre Source e ajuste os valores de contraste, brilho, entre outros, para garantir que tem as melhores condições de visibilidade e confirme em OK quando estiverem adequados.

    É altura de activar a detecção de movimento. Vá até Options e active a opção Use motion detection. Alguns modelos de webcam poderão necessitar que o Dorgem as reactive após algum tempo sem utilização. Se no final a sua webcam não detectar o movimento, volte a este passo e active a opção Reconnect if no motion is detected for… Por agora deixe assim, desactivada. Já agora, se tiver mesmo que activar essa opção, escolha um intervalo de 5 minutos, por exemplo, ou vai acabar com uma enorme quantidade de ficheiros desnecessários.

    Vamos agora escolher onde guardar as imagens capturadas. Na janela principal clique em Store settings. Clique em Add, escolha File e clique OK. Escolha um nome para as imagens, quarto-camera, e certifique-se que Enable está seleccionado. Escolha um intervalo de 1 ou 2 segundos e clique nas reticências para escolher onde gravar a captura.

    O Dorgem permite-lhe que utilize algumas variáveis para o nome do ficheiro. Adicione-lhe %g para que este contenha a hora a que a imagem foi capturada. Se utilizar %G o dia, mês e ano também serão adicionados.

    Clique OK, depois em Close e está pronto! Agite a mão em frente à câmara e teste o seu sistema de detecção de movimento. Para utilizar múltiplas webcams, crie um novo atalho para a aplicação e adicione-lhe /c:cam2 no final. Clique sobre o atalho e repita os passos acima para as outras webcams.

    Agora, divirta-se! Experimente outras opções, por exemplo, enviar as imagens capturadas para um FTP. O ficheiro de ajuda incluído com o Dorgem é bastante esclarecedor e poderá ajudá-lo a saber mais.

    Licença: Open-source Download: Dorgem 2.1 [410.58KB] Homepage: Dorgem

    Exit mobile version