Pplware

A Google já implementou novas funções de IA para o teclado Gboard

A Google deu a conhecer que está a implementar novos mecanismos de Inteligência Artificial (IA) no seu teclado Gboard. Anteriormente já tínhamos visto indícios disso mesmo no canal de testes (beta), materializando-se agora no canal estável. Assim, temos agora um mecanismo mais capaz para a dição do texto.

Este que é um dos teclados mais populares da atualidade, ganha agora novas valências. Veja o que mudou!


Através de uma publicação no seu blog, a tecnológica norte-americana fez saber que está a reforçar o mecanismo de ditado. Assim, teremos ainda mais facilidade em utilizar a escrita por voz neste teclado da Google, isto graças ao reforço do algoritmo de IA presente Gboard.

Utiliza o teclado Gboard da Google?

Uma função certamente útil para quem envia várias mensagens escritas no seu dia a dia. Aliás, é uma ótima alternativa ao envio de trechos, clips ou ficheiros de voz. Entretanto, a função chega já aos dispositivos da linha Pixel. Similarmente, chegarão também aos demais dispositivos de forma gradual e faseada.

Assim sendo, passará a poder utilizar a opção de ditado, mesmo offline, agora de uma forma ainda mais eficaz, seja para escrever mensagens de texto ou emails. Aliás, sendo este um dos teclados mais populares da atualidade, esta é uma melhoria bem-vinda. Em seguida podemos ver um exemplo do seu funcionamento.

Graças principalmente ao reforço da IA, poderá usufruir desta ferramenta, mesmo sem ligação à Internet. Por outras palavras, a tecnológica de Mountain View quer dar-lhe a possibilidade de usar a escrita por voz, esteja onde estiver, mesmo sem ligação à Web. É uma poderosa função, sempre ao seu dispor e agora mais eficaz.

O reforço da IA para a escrita por voz

Através da sua publicação, a Google dá-nos vários exemplos e situações em que a escrita por voz são uma autêntica salvação. Perante um imprevisto, quando não podemos perder tempo a digitar a mensagem, ao sair de uma reunião a correr ou até mesmo no trânsito. Situações em que a nossa atenção está concentrada em local alheio, é aqui que esta ferramenta mostra a sua utilidade.

Assim, plenamente convicta da sua utilidade, a gigante norte-americana quer dar-nos uma IA ainda mais capaz para que a utilização do teclado Gboard seja o mais gratificante possível. Contudo, neste momento as novidades só chegaram à linha de smarptohnes Google Pixel. Em seguida podemos ver uma representação esquemática do mecanismo de processamento de voz para texto.

Já, por outro lado, numa nota mais positiva, a empresa prometeu alargar a sua distribuição. De acordo com os responsáveis pela atualização, a empresa está confiante de que poderá alargar a sua disponibilidade. Tanto para mais idiomas, bem como para mais dispositivos móveis.

O maior avanço repousa efectivamente no motor (algoritmo) de IA, algo que futuramente também beneficiará outros idiomas como o português.

Exit mobile version