Não adianta estarmos novamente a explicar-vos e a mostrar-vos as novidades todas que o Windows Sete trouxe e que o Vista já preparava. São mais do que óbvias e já foram largamente discutidas aqui.
No entanto não podemos esperar que seja do agrado de todos. É mais do que natural que alguns gostem e que outros detestem! É assim o espirito humano, somos todos diferentes. Mas ainda bem que assim somos!
E que tal trazermos de volta o comportamento da barra de tarefas para todos aqueles que são avessos à mudança? Para isso temos o 7 Taskbar Tweaker.
Esta pequena aplicação permite-nos configurar de forma minuciosa o comportamento da nossa barra de tarefas e trazer de volta algumas caracteristicas que tanto agradavam alguns utilizadores.
As hipóteses de configuração da nossa barra de tarefas são extremamente simples e bem estruturadas na aplicação. Tudo se encontra agrupado por funções ou por botão do rato.
E o facto de ser portátil evita termos mais uma aplicação a consumir recursos. Basta tê-la no disco e quando resolvermos mudar alguma coisa é só chama-la!
Pode no entanto, e se assim o pretenderem, ser executada no inicio do Windows. Basta que o definam na zona de configurações. Essa opção, a possibilidade de esconder a janela principal e a hipótese de esconder o ícone da aplicação são as únicas opções disponíveis.
Passemos então ao que podemos configurar na nossa barra de tarefas:
Botão direito do rato:
- Jump List – Padrão do Windows 7
- Menu do Windows Padrão – Trás de volta o menu do Windows
Botão do meio do rato:
- Nova instancia do programa – Padrão do Windows 7
- Fechar a janela actual
- Passa o focus para essa janela
Botão esquerdo do rato num grupo de aplicações:
- Mostrar as miniaturas das janelas abertas do programa – Padrão do Windows 7
- Salta de janela em janela aberta do programa
Agrupar:
- Agrupar por aplicação – Padrão do Windows 7
- Não agrupar
Arrastar e largar:
- Afixar em – Padrão do Windows 7
- Abrir com
Pré-visualização de miniaturas – Desabilitar