Pplware

5 úteis sugestões de anti-vírus gratuitos

Há palavras que fazem parte do vocabulário corrente de qualquer utilizador de um PC.  Hoje em dia palavras como anti-vírus e firewall estão obrigatoriamente presente na realidade de todos, seja do utilizador com menos experiência seja do utilizador mais avançado.

Ora na globalização do mercado, que todos os dias mostra sinais de crescimento, estão à nossa disposição as mais variadas ferramentas de protecção anti-vírus, umas pagas outras gratuitas, mas no fundo todas com o mesmo objectivo: proteger de forma eficaz o nosso sistema, garantindo a manutenção contra software malicioso. Neste breve artigo iremos debruçar-nos somente sobre as ferramentas anti-vírus disponíveis de licença gratuita e ilimitada para Windows e que consideramos, de facto, tão eficazes quanto funcionais, apresentando assim 5 sugestões de anti-vírus.

Normalmente, os grandes problemas associados a este tipo de aplicação passam pela quantidade de memória RAM que consomem enquanto activas e pelas velocidades de acesso que têm e deixam o nosso sistema ter na pesquisa dos nossos ficheiros por ameaças. A verdade é que estes factores têm vindo a evoluir ao longo dos últimos anos, aparecendo cada vez mais anti-vírus de performance bastante melhorada, recuando no consumo de preciosos recursos dos sistema, deixando-os libertos para outras importantes funções.

O antí-virus passa de estrangulador de performance a amigo de mão dada. Sem mais demoras, abaixo deixamos a nossa listagem das ferramentas de protecção contra vírus gratuitas mais procuradas, seja em Portugal seja no mundo em inteiro. Aos nossos leitores queremos deixar claro que este artigo não é uma análise de comparação mas sim um artigo de sugestão, ficando a cargo dos estimados leitores a instalação da sua ferramenta favorita ou que mais lhe prover:

 

COMODO ANTIVIRUS

O Comodo AntiVirus oferece tecnologias múltiplas, incluindo verificações em tempo real & de acesso, verificação de email, monitorização contínua e bloqueio de worms para começar imediatamente a limpar e a colocar em quarentena ficheiros suspeitos do nosso disco duro, discos partilhados, e-mails, downloads e mesmo na memória do disco.

As bases de dados com os updates dos virus são descarregadas automaticamente de acordo com a agenda ou então de forma manual ao clicar no botão “updater”.


Homepage: Comodo Antivirus

 

AVG

Esta aplicação protege todos os ficheiros, em execução, abertos ou recebidos de forma eficaz. Protege também os gestores de e-mail, fazendo um scanning aos anexos, verificando se existe perigosidade à sua chegada e no seu envio… Este software de segurança é sem dúvida dos melhores entre as alternativas gratuitas, para uso privado, não comercial, pois ao nível empresarial esta aplicação terá de ser paga.

O pontos de interesse passam por actualizações automáticas, protecção ao e-mail, agendar inspecções, monitor de análise de heurística, actualização da base de dados de vírus até final da vida útil da aplicação, quarentena para guardar de forma estanque vírus capturados nos ficheiros


Homepage: AVG

 

BITDEFENDER FREE

Esta versão, gratuita, irá combater não só as mais conhecidas ameaças como também, segundo a marca, apresenta um melhor desempenho no combate ao perigoso malware, trojans, spywares, rootkits e outras ameaças.

Por se tratar de uma versão que funciona na sua base através da cloud, o aplicativo apresenta várias características-chave de uma solução de protecção completa, incluindo um escudo em tempo real que constantemente protege o nosso sistema. Uma das principais características desta versão é a sua filosofia de design minimalista, pois não existem configurações complicadas que geralmente só servem para confundir os utilizadores. Inclusivamente até mesmo as notificações do balão foram mantidas ao mínimo possível. A grande maioria de acções são efectuadas pelo programa de forma automática, exigindo ao utilizador final um mínimo de intervenções.

Outra característica passa pelo facto das definições de vírus serem actualizadas continuamente, ou seja, não temos de nos preocupar com a desactualização do software devido a este trabalhar no sistema online da nuvem.


Homepage: BitDefender

 

AVAST FREE ANTIVIRUS

O Avast oferece as principais soluções de protecção, a destacar a protecção activa em tempo real contra vírus, os quais podem ser através de ficheiros, email, Web, P2P, mensagens instantâneas, rede ou a detecção de aplicações com comportamentos suspeitos.

O Avast vai ao encontro das necessidades de leitores, sendo cada vez mais eficaz e com funcionalidades cada vez mais sofisticadas. Tudo isto é possível graças a uma base de 177 milhões de utilizadores em todo o mundo. O Avast 8 está disponível em 42 idiomas, incluindo português.


Homepage: Avast

 

AVIRA

O Avira Free Antivirus continua como candidato a ser uma das melhores soluções antivírus disponíveis para o Windows. Recentemente vimos chegar ao mercado a nova versão – Avira Free Antivirus 13 – que vem reforçar a grande popularidade desta ferramenta.

Sem dúvida que é uma das aplicações que não podemos deixar de recomendar quando o utilizador procura uma solução gratuita. É de confiança e tem um consumo equilibrado de recursos.


Homepage: Avira

 

Ao nível de anti-vírus estas são, acreditamos, das melhores opções que existem no mercado. Caso conheçam outras ferramentas, que sejam somente anti-vírus gratuitos, por favor deixem os vossos comentários.

Exit mobile version