Pplware

4 GB Patch – Aplicações de 32 bits a correr com 4 GB de RAM…

…em sistema de 64 bits.

Depois de termos apresentado aqui um hotfix da Microsoft que permite aumentar a velocidade de transferência em dispositivos USB (Pen, MP3, discos externos, etc) hoje vamos dar a conhecer um patch (baptizado de 4GB Patch) que permite aumentar a performance de aplicações 32 bits em sistemas com arquitecturas de 64 bits.

Como já foi discutido em artigos anteriores, o Windows possui um mecanismo denominado de WOW64 (Windows on Windows) que permite correr aplicações de 32-bits num ambiente de 64-bits. Por outro lado, um sistema de 32-bits permite alocar 2^32 endereços de memória (memória virtual), o que corresponde a cerca de 4GB, no entanto apenas cerca de 3GB estão disponíveis já que o restante é usado internamente pelo sistema. Já um sistema de 64-bits consegue alocar 2^64 endereços de memória não existindo assim a limitação que está presente nos sistemas de 32 bits.

Correndo uma aplicação de 32 bits num sistema de 64 bits, era importante que esta tirasse então o melhor rendimento do ambiente onde está a correr. Como exemplo de aplicações que necessitam de grandes quantidades de memória virtual temos os jogos, softwares de renderização 3D, multimédia, etc.

4 GB Patch é um pequeno utilitário que permite que as aplicações 32 bits consigam usufruir  de um espaço de endereçamento maior, quando executadas em ambientes a 64 bits. O funcionamento do 4 GB Patch é muito simples. Depois de fazer download e executar, basta indicar qual o ficheiro executável (de 32 bits), ao qual vamos aplicar o patch.

Nota: É importante que façam sempre download do .exe original.

Devemos então aplicar sempre o 4 GB Patch nas aplicações nativas para 32 bits? Não, a utilização do 4 GB Patch apenas deve acontecer em aplicações que sabemos à partida que necessitam de muita memória virtual (ex. jogos, software de desenho/renderização, etc).


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 64 bits
Download: 4gb_patch.zip [6,30 KB]
Homepage: NTCore

Exit mobile version