Cada vez mais tentamos concentrar no rato as nossas operações com os computadores. Até porque foi para isso que ele foi inventado. Tentamos sempre abandonar o teclado em detrimento do rato.
Na maior parte das situações isso é possível e fácil de fazer. Mas não sem custos, pois para uma função tida como simples acabamos por ter de clicar várias vezes.
Uma dessas funções é o aumentar ou diminuir o volume do som do nosso PC. Podemos controlar o volume com o rato, mas pelo que testei (e testei para ter a certeza do que escrevia) passa por levar o rato até à barra de tarefas, clicar no ícone do som e depois ou com a roda do rato levamos o som ao volume que pretendemos ou clicamos no volume pretendido. Esqueçam isso e prestem atenção ao 3RVX.
O 3RVX é um software que nos permite controlar o som do nosso PC através do rato usando como auxiliar uma tecla definida por nós. Definimos os nossos atalhos e estamos prontos a agir sobre o nosso som.
A beleza falada no título advém do facto de ser mostrado no nosso ecrã o volume activo. E se não estivermos contentes com a imagem que nos é apresentada podemos sempre escolher entre uma das muitas skins propostas.
Não somos abrigados a definir atalhos que usem o rato pois o 3RVX permite que se definam 2 teclas para qualquer uma das acções possíveis. E essas acções são as seguintes:
- Silenciar
- Aumentar o volume
- Diminuir o volume
- Ejectar a drive de CD/DVD
- Janela de configurações
- Fechar o 3RVX
Outra caracteristica interessante do 3RVX é a possibilidade de, para quem usa mais do que um monitor, definir em qual dos monitores aparecerá a imagem do volume activo. É ainda possível definir durante quanto tempo está visível, quanto demora a desvanecer e a localização da imagem de volume activo.
Das restantes configurações destaco ainda a possibilidade definirmos a percentagem de volume a diminuir/aumentar e qual o programa a usar como mixer de som (interessante para quem tem software proprietário das suas placas de som). As restantes configurações são iguais às de tantos outros softwares.
O programa fica residente na barra de tarefas (sim, mais um infelizmente), mas podemos indicar na configuração que deve estar escondido e não voltamos a saber dele.
Se pretendem reduzir ao mínimo a vossa dependência de interacção com o sistema operativos para tarefas banais e se pretendem potenciar a utilização do vosso rato, esta é uma aplicação a ter em conta. Da minha parte passou a fazer parte do inventário.