Esta aplicação, tal como a aplicação para iOS, foi feita com base nas sugestões dos utilizadores deste segmento de smartphones, com especificações próprias e muitas horas de toques e retoques. Não está uma obra acabada mas caminha para a perfeição, por isso contamos com as sugestões dos críticos utilizadores do sistema operativo Android.
Enquanto estudante de um curso de Engenharia muitos foram os desafios de âmbito académico que me têm vindo a ser propostos. Com o lançamento da primeira aplicação do Pplware para dispositivos móveis (Windows Phone), verifiquei logo uma total aceitação por parte dos leitores a este novo “instrumento” de consulta.
Chegada a data do lançamento da segunda aplicação (iOS) muitos foram os pedidos por parte dos leitores para globalizar a aplicação, sendo a plataforma mais requisitada o Android.
Dado o meu gosto pela programação para Android e por novos desafios decidi, por minha iniciativa, começar um novo projeto pessoal: Pplware – Android. Seria o primeiro projeto oficial e público e para mim, nada melhor como começar uma carreira em parceria com os melhores na área da informação sobre tecnologia.
Acompanhar de perto o desenvolvimento da aplicação para iOS foi de facto uma grande ajuda pois fui analisando as opiniões dos amigos que foram testando essa aplicação e fui tirando algumas notas para obter um resultado final que fosse ao encontro das necessidades de todos os leitores.
Com o avançar do projeto fui verificando algumas condicionantes que poderão vir a ser resolvidas futuramente numa segunda versão, sendo elas:
- Limitação atual do número de comentários por notícia;
- Limitação atual do número de notícias;
- Ver vídeos diretamente na aplicação;
- Responder a formulários.
Sendo assim nesta primeira versão o leitor consegue:
- Ver as notícias que estão em destaque;
- Ver os últimos dez comentários de uma notícia;
- Submeter comentários a uma notícia;
- Responder a comentários já existentes;
- Subscrever comentários de uma notícia;
- Adicionar notícias a uma lista de favoritos;
- Consultar todo o conteúdo sem ligação à internet (excepto imagens e comentários e desde que a notícia já tenha sido previamente consultada);
- Partilhar notícias utilizando os serviços que tem configurado no dispositivo (Facebook, Twitter, Email, etc);
- Consultar conteúdo da aplicação no site via browser;
- Adicionar os seus dados às preferências da aplicação para identificação nos comentários.
Graficamente o resultado final foi este:
Queria por fim agradecer a toda a equipa do Pplware por todas as dicas de usabilidade, grafismo e funcionalidade que foram dando ao longo do desenvolvimento deste meu vosso projeto e um agradecimento especial ao meu colega Edgar Clérigo (programador da aplicação para iOS) pelas horas a fio que passamos a discutir ideias sobre esta iniciativa.