Os dispositivos móveis estão cada vez mais enraizados no nosso dia-a-dia. As suas capacidades permitem que tenhamos uma interacção total, muitas vezes podendo falar com eles para usarmos as suas funções.
A Microsoft trouxe para o Windows Phone esta capacidade, no nosso idioma, ao apresentar a aplicação World Search. Podemos já fazer as nossas pesquisas no Bing, apenas falando para o nosso telefone.
O World Search utiliza tecnologias de reconhecimento e síntese de fala disponibilizadas como serviço em Azure, integralmente desenvolvidas em Portugal e melhora automaticamente o reconhecimento da fala com o seu uso em larga escala.
Trata-se de um projecto pioneiro a nível mundial, inteiramente desenvolvido em Portugal por uma equipa de investigadores e engenheiros, e que reforça o compromisso da Microsoft em colocar a tecnologia ao serviço de todos os cidadãos, nomeadamente os falantes de português europeu, situados em todo o mundo.
A utilização do World Search é, como seria de esperar, extremamente simples. Os utilizadores apenas necessitam de falar para o telefone e de seguida são apresentados os resultados da pesquisa sobre o que indicou.
Mas caso os termos a serem pesquisados não sejam compreendidos, é possível que o texto seja introduzido manualmente.
Para além da óbvia pesquisa nas páginas da Internet, o World Search apresenta ainda informação sobre informação associada ao local onde o utilizador se encontra, imagens e vídeos.
Cada um desses resultados pode ser chamado e será aberto na aplicação correspondente. No caso da informação local é possível aos utilizadores obterem direcções para esses locais ou telefonarem para o número de telefone associado.
Nas configurações do World Search podem ajustar o reconhecimento de fala para adultos ou seniores, activar a resposta da aplicação em português europeu com a voz sintética da Hélia, ou finalizar de forma automática uma frase dada pelo utilizador, sempre que o ruído envolvente não seja demasiado alto.
Esta aplicação vem trazer para o Windows Phone uma função de pesquisa que pode ser já encontrada noutros sistemas operativos, mas que nem sempre está nosso idioma.
Facilita as pesquisas e permite que usemos a voz para realizarmos uma das funções mais básicas que podemos encontrar num smartphone.