Pplware

WINPHONE 5.0: há um novo smartphone Windows Mobile a chegar

O Windows Phone e Windows Mobile nunca tiveram grande adesão por parte das OEM. Samsung, Huawei e HTC chegaram a lançar alguns modelos com Windows Phone, mas o domínio da gama Lumia era tal que levou a que abandonassem a plataforma.

Contudo, depois do abandono no desenvolvimento de novos smartphones com Windows 10 Mobile pela Microsoft, a TREKSTOR, uma fabricante alemã, veio a público realizar uma campanha para financiar a produção do seu Winphone 5.0 que poderá chegar ao mercado nos primeiros meses de 2018.


Apesar de o Windows Mobile ter uma quota de mercado irrisória, continua a ser um sistema operativo que suscita muitas discussões entre utilizadores. Os que utilizam smartphone Windows defendem o sistema operativo e todo o potencial que este tem devido ao seu núcleo, à sua interface e às suas capacidades nativas.

Os utilizadores de smartphones Android e iOS habitualmente argumentam com o défice de aplicações que está bem presente no Windows 10 Mobile. Ambos têm razão: o Windows 10 Mobile tem uma carência ao nível de aplicações mas por outro lado tem um sistema operativo bastante simplista e intuitivo com uma otimização que leva a uma vantagem na performance.

Posto isto, o Windows 10 Mobile enquadra-se bem num certo padrão de utilizadores e no mercado empresarial/corporativo, que tem um nível de exigência e requisitos diferente do mercado destinado aos consumidores comuns.

Porém, atualmente é bastante difícil encontrar um smartphone Windows à venda pois a Microsoft deixou de produzir a gama Lumia e são poucos as OEM a fabricar smartphones com o sistema operativo móvel da Microsoft. Essa tarefa está entregue a pequenas fabricantes como a TREKSTOR e a Wileyfox que têm sido as mais recentes OEM a desenvolver dispositivos com Windows Mobile.

Tendo plena noção desta realidade, a TREKSTOR apresentou o Winphone 5.0 juntamente com uma campanha de crowdfunding para poder dar início à produção em massa do modelo. Com um Qualcomm Snapdragon 617 octa-core e 3GB de RAM, este modelo promete uma performance bem satisfatória, tendo até capacidade para executar o Continuum.

Construído com um chassi em alumínio e com uma traseira em vidro, o Winphone 5.0 tem um aspeto premium e bastante simples. Tem um ecrã de 5 polegadas com resolução HD e Corning Gorilla Glass 3, juntamente com câmaras traseira e frontal de 13 e 5MP, respetivamente. Quanto ao armazenamento interno, consta um armazenamento de 32GB e suporte para cartões SD. A bateria de 2250mAh deverá garantir autonomia para, pelo menos, um dia de utilização.

O preço estipulado pela TREKSTOR para este modelo fixa-se em 249€ e a campanha de crowdfunding espera atingir uma meta de 500 000€ até final do mês de dezembro, sendo que já conseguiram 7% do capital necessário para a produção avançar. Caso tal marco não seja atingido, o modelo não será produzido.

Este equipamento poderá ser particularmente interessante para os fãs e entusiastas do Windows Mobile que precisem de um sucessor para os dispositivos que têm atualmente. Caso estejam interessados em contribuir para o sucesso deste projeto, poderão fazê-lo aqui.

Campanha Indiegogo

Exit mobile version