Pplware

Windows Phone 8.1 com Cortana, a mistura Google Now com Siri

A Microsoft desvendou o novo Windows Phone 8.1 que traz o assistente pessoal Cortana, um Centro de Acção e um bloqueio de ecrã personalizável.

No evento de hoje da Microsoft, o Build 2014, a sua conferência anual dedicada aos developers, a gigante do software está a dar a conhecer algumas novidades, foi desvendada a nova versão do Windows Phone 8.1. A par desta novidade foi mostrado o assistente pessoal denominado Cortana e ainda outros pormenores e serviços. O novo Windows Phone terá um Centro de Acção, ou controlo, terá fundos de ecrã personalizáveis, assim como o ecrã de bloqueio.

A moda dos assistentes pessoais veio para ficar e é cada vez mais uma tendência de gestão de um vasto ecossistema de funções, concentradas num smartphone ou tabet. As grandes empresas neste mercado, com responsabilidades de inovação nos sistemas operativos móveis, desenvolveram, cada um a seu modo, um assistente. A Apple apareceu com o Siri, a Google com o Google Now e a Microsoft lança agora o Cortana.

A resposta da Microsoft ao Google Now e ao Siri, o Cortana, vem substituir a função de pesquisa do Windows Phone, o que faz sentido, até porque é um serviço sustentado pelo Bing. Agora, o serviço irá agora encaminhar o utilizador a uma lista de sugestões baseadas no tipo de utilização do smartphone.

Novidades no Windows Phone 8.1 mais abrangente

O serviço Cortana, que será lançado como uma versão beta, mostrará uma lista, que basicamente é uma página de opções para o utilizador escolher o que exactamente deverá aprender e apresentar um assistente pessoal. É um tipo de “varinha-mágica” tal como conhece do Google Now.

Entre as opções apresentadas há uma que coloca o smartphone em “modo não incomodar”. Esta opção pode ser preenchida por uma lista de pessoas que podem ou não ligar-lhe, quando está neste modo. É uma opção para definir uma horário “de silêncio”.

Cortana será o assistente que servirá os utilizadores do Windows Phone.

O Cortana poderá indicar-lhe, como é conhecido também noutros serviços, uma lista de restaurantes (suportado pelo serviço Yelp), pode manter actualizada a sua lista de compromissos, enviar-lhe notificações e lembretes, prestar um serviço de informação meteorológica, responder a perguntas mundanas e, o melhor de tudo, pode ser tentacular, podendo ser estendida a sua acção por via de apps e serviços tipo Skype, Hulu e Facebook (serviços apresentados em off por questões de marca, afinal estas últimas apps não são da Microsoft), não ficaria bem numa conferência de programadores.

O Cortana será tentacular e terá uma abrangia maior graças a apps de terceiros.

Outra novidade foi o “Centro de Acção”, este terá informação relativa à percentagem de bateria existente, quatro botões personalizáveis ​​e as notificações resultantes da actividade das aplicações activas. O novo ecrã de bloqueio irá permitir que os developers criem novas aplicações para enriquecer este ecrã. Aparecerão novas experiências de utilização, o que é seguramente uma enorme vantagem.

O Windows Phone 8.1 permitirá também aos utilizadores tirar vantagem de mais elementos, principalmente enriquecer o ecrã principal, com este novo layout de “alta densidade”. Isto poderá ser configurado em Configurações, dentro da área ‘Início + Tema’.

Novidades no ecrã de bloqueio

E trocar o wallpaper do ecrã principal? Exactamente, agora também já será possível. É tão simples como tirar uma foto, redimensionar e colar no sítio certo. Agora o Windows Phone terá o seu toque pessoal, já não serão todos iguais!

Joe Belfiore, o responsável Microsoft do grupo de desenvolvimento dos sistemas operativos, disse que este é o Windows Phone mais pessoal e anunciou que estará disponível em mais equipamentos, como a Gionee, HTC, Huawei, Karbonn, Lenovo, LG, Nokia, Samsung, Xolo e ZTE.

10 fabricantes de hardware irão distribuir o novo Windows Phone

Nos últimos tempos fomos sabendo aos retalhos de algumas novidades “vazadas” na Internet sobre o Windows Phone 8.1. O Cortana, como falámos aqui, era já um dado conhecido, mas apenas características menores. Hoje sabemos mais deste sistema fundamental. Os restantes anúncios, também foram uma boa novidade.

Não foi um “major” lançamento. Foram algumas boas novas funcionalidades, mas em tudo dedicadas ao que a Microsoft pretendia, dar novas áreas para os developers actuarem e criarem verdadeiras novas experiências de utilização.

Siga aqui o evento:

Exit mobile version