As aplicações que rodeiam e preenchem os ecossistemas dos sistemas operativos móveis precisam de se reinventar e de apresentar novas ideias para vingar.
Actualmente, deverá ser difícil não encontrar uma aplicação desenhada para suprir uma necessidade de um utilizador, havendo por isso pouco campo para a inovação, restando apenas espaço para aquelas que apostam na criatividade.
E foi isso que o Wakie fez. Pegou num conceito já muito explorado e reinventou-o de forma a tornar-se único. Falamos de algo que parecia não poder mudar, o despertador, mas que surgiu agora de uma forma completamente diferente.
O Wakie é uma aplicação que leva o conceito de despertador a um campo que até agora não tinha sido explorado. Uma mistura de rede social, serviço de despertar e potencializador de contactos.
Conceptualmente é simples, mas mostra uma criatividade muito grande. O seu despertador que já era o smartphone, passa a tocar através de uma chamada.
Muito similar a um serviço de despertar, que muitos conhecem, mas neste caso recorre aos restantes utilizadores do Wakie. A chamada é feita por um estranho que lhe pede que acorde e que se levante.
Com esta aplicação o utilizador assume dois papeis distintos, sendo ambos facultativos. Pode acordar qualquer pessoa em qualquer parte do mundo ou, e esta será a mais usada, ser acordado por qualquer pessoa do outro lado do planeta.
Quando estamos no papel de “utilizador a ser acordado”, apenas escolhemos a hora que queremos que a chamada seja feita e vamos dormir. À hora pretendida o telefone vai tocar e do outro lado vamos ter um estranho a fazer o papel ingrato que tantas vezes tem de ser feito.
A chamada que vamos receber será gratuita e terá a duração máxima de um minuto, tempo em que podemos falar com o nosso “despertador humano”, para agradecer ou pura e simplesmente para reclamar!
Caso no momento pretendido não exista nenhum utilizador disponível, o Wakie tratará de activar uma chamada automática para despertar o utilizador.
Ao assumirmos o papel de despertador humano, apenas precisamos de indicar ao Wakie que estamos disponíveis para essa tarefa e ele tratará de nos arranjar alguém para despertarmos.
Em poucos segundos será dado uma lista de possíveis utilizadores a contactar e a chamada realizar-se-à de forma automática. Atenção que o utilizador que for acordado irá dar uma avaliação, pelo que devem ser gentis e bastante persistentes.
Esta é uma ideia inovadora e diferente, que coloca em interacção utilizadores em diferentes partes do mundo, trazendo para a frente deste serviço algo que todos damos como garantido.
Este é um despertador, mas completamente diferente e com um toque muito mais humano, para o bem e para o mal…