Cada vez mais estamos a depender dos nossos dispositivos móveis para conseguir fazer tarefas que até há pouco tempo estavam “presas” a computadores de secretária ou portáteis.
A gestão de máquinas, quer através do acesso remoto ou da monitorização são um exemplo perfeito dessa transferência de competências de um suporte para outro.
Com a chegada dos assistentes pessoais aos dispositivos móveis abrem-se novas oportunidades de integração e o VoiceWake é um dessas utilizações inteligentes de integração entre aplicações e esses assistentes.
Com o VoiceWake vão poder acordar as vossas máquinas remotas sempre que quiserem, recorrendo aos pacotes Wake-on-lan, para que estas possam passar a estar disponíveis e a fazer as tarefas que pretendem.
Nada do que o VoiceWake faz é uma novidade em qualquer dos sistemas operativos móveis. Existem diversas aplicações com essa capacidade e com mais funcionalidades até.
O que realmente distingue o VoiceWake das restantes aplicações e o torna único em vários aspectos é a sua integração com o recém chegado assistente pessoal do Windows Phone.
Depois de configuradas as máquinas que querem controlar remotamente, apenas precisam de dizer ao Cortana para que faça o acordar da respectiva máquina.
O VoiceWake trata depois de todo o processo em fundo, enviando os pacotes necessários para que o comando de Wake-on-Lan seja tratado e a máquina pretendida acordada.
Configurar o VoiceWake é simples e rápido. Apenas precisam de indicar o nome da nova máquina, o o endereço Mac, o endereço IP e o porto de comunicação.
A partir desse momento essa máquina fica pronta a ser acordada remotamente, bastando ditar o nome para o Cortana.
O vídeo abaixo mostra como é simples usar o VoiceWake bastando chamar o Cortana e depois indicar o nome da máquina que querem acordar remotamente.
O VoiceWake está ainda apenas disponível numa versão Lite, com as funções básicas, mas o seu criador pretende criar uma versão Premium, paga, que permitirá outras funcionalidades extra, tais como o acordar de máquinas em função da localização geográfica do utilizador ou o agendamento prévio destes processos.
Como é normal, e porque o Cortana apenas está disponível para o Windows Phone 8.1, o VoiceWake apenas corre nesta plataforma.
Se quiserem testar o VoiceWake e o Cortana devem instalar o Windows Phone 8.1 e activar o Cortana.
É hora de estas ideias e aplicações começarem a surgir, dando aos assistentes pessoais virtuais capacidades que vão além do que os sistemas operativos oferecem.
São funcionalidades lógicas de serem incorporadas e integradas, que pretendem agilizar os processos de utilização dos equipamentos e melhorar a utilização para os utilizadores.