Algo que não é muito conhecido da maioria é que o passado do Windows Phone está associado ao rooting e ao desbloqueio do sistema operativo.
Esta foi uma prática que se veio a perder com o tempo e com a chegada de outros sistemas, como o Android, mais abertos e mais simples de contornar e de desbloquear.
Mas estes “bons velhos tempos” podem estar de volta com o Windows 10 Mobile e com o surgimento de uma nova ferramenta que abre portas a um mundo de novas possibilidades.
Esta nova ferramenta foi lançada há muito pouco tempo no fórum XDA e dedica-se a dar a todos os que querem explorar melhor o Windows 10 Mobile a possibilidade de desbloquearem o bootloader de um conjunto específico de modelos Lumia.
O Windows Phone Internals 1.0 consegue assim abrir a porta ao tantas vezes pedido e esperado root do Windows Phone e do Windows 10 Mobile, e também a possibilidade de serem usadas novas ROMs deste sistema operativo, criadas pelos utilizadores e adaptadas a outras necessidades.
Este é o resultado de vários meses de trabalho do bem conhecido Heathcliff, um elemento extremamente activo no XDA, em várias vertentes.
Apesar de não ser uma ferramenta dedicada ao público geral o Windows Phone Internals 1.0 vai permitir que o Windows 10 Mobile e o Windows Phone 8.1, versões deste sistema por agora suportadas, seja mais conhecido e mais explorado por todos os que se podem querer dedicar a fazer deste sistema algo de ainda melhor.
Será uma ferramenta essencial para muitos programadores e para todos os que querem criar as suas versões do Windows 10 Mobile, à imagem do que hoje acontece com o Android.
O seu criador, Heathcliff, criou um vídeo onde explica com detalhe as possibilidades que o Windows Phone Internals 1.0 tem e de que forma pode ser usado.
Esta é uma nova porta que se abre e que pode trazer grandes novidades para o Windows 10 Mobile e para o Windows Phone.
Com a remoção de alguns bloqueios que este sistema tem consegue-se tornar mais simples de usar e, principalmente, mais fácil de explorar e de trabalhar por todos os que podem fazer dele um sistema ainda melhor.
Não se espera que surjam para já grandes alterações e novas ROMs do Windows Phone com um sucesso elevado. Mas é o principio para o tornar ainda mais aberto e par que tenha uma visibilidade que até agora não tinha e que bem necessitava.