Há algum tempo que se sabe que os dispositivos que correm o Windows Phone podem ser libertados e alterados para terem root. Graças a uma simples ferramenta esta possibilidade é agora uma realidade.
Algo que se esperava, mas sem datas previstas, era a chegada de novas Roms, baseadas no sistema operativo da Microsoft e alteradas. A primeira delas chegou, com alterações mínimas, mas mostrando todas as possibilidades.
As possibilidades que a ferramenta Windows Phone Internals vieram trazer ao Windows Phone e ao Windows 10 Mobile garantem o que o Android tem já há vários anos.
Estas novas Roms vão garantir que os dispositivos Lumia ganhem nova vida e que os programadores criem versões alternativas do sistema operativo da Microsoft.
A primeira delas foi já criada pelo site WindowsMania.pl e está disponível para já apenas para o Lumia 625. Esta lista deverá em breve ser alargada para suportar novos dispositivos e também a novas funcionalidades.
Para já as novidades não são muitas e estão viradas para os utilizadores deste site. Eis as alterações que esta ROM traz:
- Removidas aplicações de terceiros
- Dicionário e voz Polacas incluídas
- Jailbreak feito de raiz e mantido depois de um reset de fábrica ou actualização para o Windows 10 Mobile
- Mudadas as cores do Windows Phone
- Alterações menores de cosmética
A base desta Rom é a mais recente versão do Windows Phone 8.1, a GDR2, o que abre caminho a que o Windows 10 Mobile, na sua versão final, possa também ser alvo de mudanças e que surja em breve uma Rom específica.
Sendo uma Rom mais virada para os utilizadores do WindowsMania.pl, que na sua maioria são polacos, poderá ter pouco interesse para os restantes utilizadores do Windows Phone, mas a verdade é que abre caminho à criação de outras Roms, mais ajustadas aos equipamentos da Microsoft e ao hardware que estes têm disponível.
É também a prova de que o Windows Phone e o Windows 10 Mobile estão agora disponíveis a todos os que os quiserem alterar e melhorar. Tal como acontece no Android, estas Roms conseguem fazer dispositivos mais antigos ganharem nova vida e dar-lhes acesso a versões mais recentes dos sistemas operativos.