Actualmente, a Internet nos dispositivos móveis é uma realidade banalizada, mas, tal como já aconteceu com a Internet fixa, os plafons disponibilizados pelas operadoras não são muito flexíveis, o que por vezes nos faz levar as mãos à cabeça quando confrontados com a altíssima conta de Internet consumida no nosso dispositivo móvel.
Para que estas situações não voltem a acontecer, ou pelo menos precavendo esse gasto excessivo, apresento-vos uma fantástica solução da empresa SPB para geir os gastos. Falo-vos do SPB Wireless Monitor.
Esta é uma das muitas soluções que a empresa SPB comercializa. É uma ferramenta simples, leve e muito útil.
Após a sua instalação, podemos verificar no Today (Ambiente de Trabalho dos PDAs) a existência de um plugin onde se pode observar o nome da ligação activa (neste caso designa-se de “Verizon”), a quantidade de dados já transferida e o valor monetário dessa mesma quantidade (neste caso por 10.2 M teríamos de pagar $20.39 que é aproximadamente €13.95) e ainda a velocidade a que estamos a debitar dados (neste mesmo exemplo 16.9Kbit/s).
O plugin referido tem a possibilidade de ser configurado, podendo, desta forma, apresentar mais do que uma ligação. Podemos inclusive apresentar a quantidade de dados debitados a partir da própria ligação USB.
Quando navegamos para a função de relatórios (na imagem Reports), podemos ter acesso a um vasto leque de informações sobre a quantidade de dados consumidos na Internet pelos vários programas.
Estes mesmos dados podem ser apresentados de duas formas:
- Em formato de gráfico de barras:
- Em formato de tabela:
Podemos ainda exportar para HTML, EXCEL, CSV, etc, por ligação e ainda por período de tempo toda a informação relativa a gastos da Internet recolhida pela solução da SPB.
Uma outra funcionalidade que esta excelente solução possui, é o facto de podermos configurar alarmes que nos avisam quando é que nos aproximamos do limite do plafond ou quando atingimos um certo nível de consumo. Este sistema é muito bom pois permite ter um controlo em Real-Time sobre os gastos de Internet de forma a evitar surpresas desagradáveis na factura de Internet móvel no final de cada mês.
O SPB Wireless Monitor permite-nos ainda configurar quantas ligações desejarmos. Suporta ligações do tipo GPRS, CDMA, 3G, Wi-Fi e USB.
Podemos ainda indicar o tipo de tarifário que a operadora nos aplica. O SPB Wireless Monitor vem pré-definido com mais de 500 tarifários aplicados em todo o mundo, bastando para isso seleccionar o nosso país e a respectiva operadora.
Caso os tarifários da operadora estejam desactualizados ou simplesmente não façam parte das mais de 500 tabelas de preços pré-definidas, o programa dá-nos a possibilidade de podermos editar um dos tarifários possibilitando o funcionamento com o tarifário que a operadora nos aplica ou, caso seja necessário, podemos criar um tarifário novo.
Para terminar deixo-vos um tutorial multimédia disponibilizado pela própria SPB para perceberem de forma pormenorizada como realmente funciona o SPB Wireless Monitor.
[kml_flashembed publishmethod=”static” fversion=”8.0.0″ movie=”http://imgs.sapo.pt/sapovideo/swf/flvplayer-sapo.swf?file=http://rd3.videos.sapo.pt/WyVQY7zRY19YNRP74ntL/mov/1″ width=”400″ height=”300″ targetclass=”flashmovie”]
[/kml_flashembed]
NOTA:
As imagens contidas nesta publicação são imagens da autoria da própria SPB. Esta foi uma situação excepcional devido à impossibilidade de poder utilizar o meu PDA, por questões alheias, para poder realizar os print screens da actualizados da solução apresentada e sem valores especulativos. De qualquer forma a mesma aplicação foi testada e analisada ao pormenor pela minha pessoa.
NOTA:
Tendo em conta que, de dia para dia, o mundo do Mobile cresce de forma colossal, fazer uma análise útil para todos os nossos leitores, é cada vez mais difícil.
Por essa razão, tem a oportunidade de partilhar ideias sobre software Mobile que gostasse de aqui ver analisado. Para isso, deixe um comentário a este artigo referindo essa mesma sugestão. Relembro que o software sugerido deverá ser compatível com a plataforma Windows Mobile ou Symbian. Pode ainda ser Java, compatível com qualquer plataforma. Desta forma, a sua proposta será analisada e publicada, caso represente uma mais valia para a qualidade do Peopleware.