O WhatsApp tem crescido e oferecido aos utilizadores novas funcionalidades, conseguindo destacar-se ainda mais do que a concorrência oferece. São pequenas e grandes novidades que têm sido colocadas nos vários sistemas onde está presente.
A mais recente oferta a chegar veio na versão para Windows Phone, onde a versão de testes desta aplicação passou agora a ter algumas particularidades muitos interessantes e úteis.
São várias as novidades que o WhatsApp tem estado a trazer para o seu serviço e que as aplicações móveis começam agora a explorar. A mais importante que foi apresentada foi sem qualquer dúvida a capacidade de serem feitas chamadas de voz dentro deste serviço.
Estas chamadas vêm complementar o serviço de mensagens, tornando-se por si só uma vantagem face a muita da concorrência e até aos próprios operadores.
Estas chamadas podem ser já usadas no Android e no BlackBerry, e a versão para iOS têm a opção disponível e em breve será lançada para esses utilizadores.
A versão de testes do WhatsApp para Windows Phone recebeu ontem uma actualização que permitirá aos utilizadores, em breve, enviarem ficheiros mp3. Estes ficheiros podem ser acedidos de qualquer armazenamento que exista no telefone ou até do próprio SkyDrive.
Quem receber estes ficheiros poderá reproduzi-los num leitor nativo da aplicação, não o podendo no entanto gravar para si. Há ainda a ausência de qualquer informação sobre a música que está ser tocada, mesmo que esta acompanhe o ficheiro.
Para além da novidade muito interessante dos ficheiros de música, a versão 2.12.20 do WhatsApp para Windows Phone traz ainda a possibilidade de ser desligado o envio de recibos de leitura.
De notar que caso estes sejam desactivados o utilizador deixa imediatamente de receber os dos seus contactos. O WhatsApp implementou essa regra e quer que seja similar em ambos os sentidos da mensagem.
Algumas das novidades aparentam estar ainda pouco desenvolvidas e a precisar de melhorias. Em particular a partilha de ficheiros mp3 aparenta ter ainda algum caminho a percorrer antes de ser lançada ao público.
É no entanto uma excelente adição às restantes possibilidade de partilha, reforçando o que os utilizadores podem enviar uns aos outros.
Enquanto as chamadas de voz não chegam ao WhatsApp para Windows Phone, os desenvolvimentos centram-se em outras funcionalidades, também elas importantes.