O foco dos desenvolvimentos da Microsoft é, actualmente, nas diversas versões do Windows 10. Abrangendo não apenas os computadores, este novo sistema operativo inaugura uma proximidade entre as plataformas fixas e as móveis do universo Microsoft.
Mas enquanto o Windows 10 for Phones não chega na sua forma final, existem melhorias a acontecer no Windows Phone. Mas a verdade é que estas melhorias podem não chegar a todos os smartphones Lumia.
Não está claro, por parte da Microsoft, qual a real existência desta nova versão do Windows Phone. Nunca a empresa de Redmond falou em qualquer um dos seus canais sobre a existência desta actualização.
Mas a verdade é que os novos Lumia 640 e 640 XL, apresentados no MWC na passada semana, tinham já presente esta nova versão, que chamava à atenção ao visitante mais atento.
O pormenor que mais se destacava no Windows Phone que estava nos modelos em exposição era uma mudança radical na zona de configurações e de opções do Windows Phone.
Os elementos aqui presentes passaram a estar organizados alfabeticamente e podem agora ser colocados no ecrã principal, na forma de Tiles, para um mais fácil acesso.
Unconfirmed, but source tells me Windows Phone 8.1.2 will not roll out to previous phones, just ship on new devices.
— Paul Thurrott (@thurrott) 6 março 2015
A informação que tem surgido sobre o Windows Phone 8.1.2, também conhecido como GDR2, dá conta de que esta actualização não será distribuída para os actuais modelos, ficando apenas disponível como pré-instalação nos novos modelos que forem lançados, antes da chegada do Windows 10.
Esta “certeza” tem estado a ganhar forma e vários jornalista de renome e de confiança começam a afirmar esta realidade, com um elevado grau de certeza.
O próprio Paul Thurrott, já o afirmou num tweet e deu a sua opinião num artigo no seu blog, onde afirma este novo cenário.
Fica assim esclarecido o mistério desta nova versão do Windows Phone que tardava em ser apresentada e cuja existência a Microsoft não admitia.
Vai ser dedicada aos novos dispositivos a serem lançados antes da chegada do Windows 10 for Phones, não tendo espaço para ser disponibilizada para os actuais modelos que estão no mercado.
O esforço de trazer esta nova versão para estes modelos pode ser canalizado para os desenvolvimentos necessários para ter o Windows 10 a correr no máximo de dispositivos possível.