Os equipamentos móveis da Microsoft têm-se procurado reinventar e trazer para os seus utilizadores novas funcionalidades e novas características. Por norma não surgem integrados directamente no Windows Phone, mas sim em aplicações isoladas e que qualquer um pode usar, se assim o entender.
Todas estas novidades tendem a vir directamente da Microsoft e por isso a novidade que hoje trazemos não é excepção.
O Gestures Beta vem agora trazer para o Windows Phone um sistema mãos livres no que toca à gestão das chamadas que o seu smartphone recebe e faz.
Trazer novas funcionalidades a um sistema operativo não é uma tarefa simples e muitas vezes envolve alterações profundas e estruturais.
Mas a Microsoft conseguiu agora trazer para o Windows Phone uma novidade que muitos vão gostar de ter activas. Com o Gestures Beta vamos passar a poder controlar o áudio das nossas chamadas com gestos simples.
Com esta aplicação activa e em uso os utilizadores passam a deixar de necessitar de tocar no ecrã do telefone para realizar algumas funções básicas, mas que são extremamente úteis.
São várias as acções e, dependendo do hardware presente, podem ser usadas de forma natural e intuitiva.
Passamos a atender as chamadas com o simples encostar do smartphone à nossa orelha, evitando ter de carregar nos botões que nos são apresentados no ecrã.
Durante as chamadas passamos também a poder activar o alta-voz com o simples colocar do telefone numa superfície plana.
Mas se quisermos silenciar o toque de chamada basta que coloquemos o telefone na mesma superfície, mas com o ecrã virado para baixo. Este movimento funciona também durante as chamadas para desligar o microfone.
Todas estas funcionalidades estão activas por omissão, mas o utilizador pode tornar activas apenas aquelas que quer, podendo realizar esta configuração na zona de definições do Gestures Beta.
As limitações de hardware que foram faladas antes aplicam-se apenas a alguns modelos, os Lumia 630, 635 e 530, retirando algumas das funcionalidades do Gestures Beta.
Esta é ainda uma aplicação que está em fase de testes, mas que apresenta todas as suas funcionalidades já bem definidas e funcionais. É no entanto esperado que surjam pequenos bugs até que a versão final surja.
Depois de instalarem o Gestures Beta no vosso Windows Phone necessitam de o reiniciar para que esta aplicação assuma o seu papel e passe a controlar as vossas chamadas.
Se gostam de ver e usar este tipo de funcionalidades noutros sistemas operativos, normalmente associadas apenas a algumas interfaces proprietárias, então vão de certeza usá-la bastante no Windows Phone.