Pplware

Desenvolvimento para o Windows Phone 7 – Parte V

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE Após praticamente um ano a utilizar este sistema operativo, existe um ponto em que se destaca dos demais, as ferramentas de programação.

Penso que a utilização do Visual Studio como ferramenta de programação é uma mais valia para os programadores, a Microsoft acaba por utilizar um editor já conhecido pelos programadores .net e com um nível de maturação muito elevado. Mas este artigo não é sobre o editor mas sim sobre uma peça muito importante no desenvolvimento de aplicações móveis, o emulador.

A meu ver, na versão pré-Mango já era um emulador muito completo, mas esta nova versão consegue elevar este emulador a um patamar completamente novo.

Após a criação do projecto do visual studio basta selecionar a opção “run” e mediante a opção selecionada podemos publicar a aplicação para o dispositivo ou para o emulador. Neste último caso o emulador é automaticamente executado e a aplicação é instalada no mesmo estando pronto a utilizar passados uns momentos.

O emulador é bastante completo dando-nos algumas opções de configuração, como por exemplo língua, localização e por exemplo configuração de tema utilizado. Ao nível de aplicações temos disponíveis poucas opções, o Internet Explorer, Bing são apenas as opções rapidamente acessíveis mas todos os serviços do sistema operativo estão disponíveis. São exemplo desses serviços o “multitasking”, Bing search, Microsoft Tellme.

Existem também aplicações que permitem instalar qualquer aplicação gratuita diretamente no emulador a partir do “Marketplace”.

 

 

De qualquer forma, à primeira vista o emulador pode parecer um pouco “escasso” a nível de aplicações mas o SO está totalmente implementado no emulador, e a emulação de câmara, sistema de geolocalização, microfone, acelerómetro e funções de telefone estão totalmente implementadas.

E é neste ponto que as ferramentas de suporte ao emulador se destacam, passo a explicar. Após arrancar o emulador podemos visualizar do lado direito do mesmo uma barra com várias opções.

Activando as ferramentas de suporte passamos a ter um ecrã com várias opções. Vamos começar por visualizar o primeiro ecrã.

Acelerómetro

Neste ecrã podemos, com a ajuda do rato, num cenário tridimensional indicar a posição do dispositivo, as alterações são automaticamente reflectidas pelo emulador, podemos também a partir de uma lista de opções, selecionar posições pré-definidas e para cenários de testes optar por aplicar um movimento gravado, por defeito o sistema permite executar o movimento conhecido como “Shake” mas podemos criar movimentos personalizados.

Localização

Neste ecrã é visível a aposta que a Microsoft fez em fornecer um ambiente de emulação o mais real possível pois de todas as plataformas de desenvolvimento a opção de geolocalização é inexistente ou relativamente ineficaz.

Com a ajuda visual do Bing Maps é possível efetuar pesquisas por zonas, efetuar zoom e com um simples clique do rato definir a posição atual do dispositivo. Podemos definir vários pontos no mapa, ou indicando diretamente as coordenadas, o emulador trata de colocar no mapa o ponto introduzido, os mesmo podem ser gravados para utilizar mais tarde e são colocados com a indicação de sequência o que permite que o emulador simule por exemplo um percurso que queiramos definir. Podemos ainda definir de quanto em quanto tempo queremos que o sistema “dispare” para a nova coordenada, simples e muito eficaz.

Capturas

Nenhum sistema é perfeito, e o Windows Phone 7 é exemplo disso, a Microsoft continua sem disponibilizar uma ferramenta que permita tirar “screens” directamente do dispositivo argumentando questões de protecção de dados e direitos de autor, políticas à parte o emulador disponibiliza este separador para que o programador possa retirar fotos da aplicação.

Esta situação é muito importante por exemplo para retirar imagens da aplicação, no momento da publicação da mesma no Marketplace onde são exigidas algumas imagens da mesma.

Como podem observar, todo o sistema está orientado para uma experiência de programação muito linear e rápida, excelentes ferramentas de desenvolvimento para que o programador se foque na passagem da sua ideia para aplicação real.

Até à próxima e boa programação em Windows Phone 7.

Exit mobile version