Pplware

Cortana – O assistente pessoal da Microsoft

Se é um utilizador diário de um smartphone Android e/ou iOS, certamente que conhece os “assistentes pessoais” Siri e Google Now (chamemos-lhe assim). De facto estes assistentes (de uma forma ou de outra) ajudam-nos a completar algumas tarefas como pesquisas e enviar mensagens de texto.

No entanto, estas aplicações têm alguns defeitos que no caso do Siri poderemos destacar o facto de não suportar a lingua Portuguesa e no caso do Google Now, este não nos responde, apresenta apenas resultados.

No segmento mobile, a Microsoft estava de fora desta corrida… até agora. Apresentamos-vos o Cortana, o assistente pessoal da Microsoft.

O Cortana (homenagem à inteligência artificial da série de jogos Halo), vai ser introduzido na próxima versão do Windows Phone, a 8.1 e vai tomar a forma de um círculo animado, que irá demonstrar as suas “emoções” enquanto “pensa” ou fala, criando uma certa personalidade tal como o Siri da Apple.

Poderemos mudar a forma como o Cortana nos (o utilizador) trata, desta forma podemos escolher ser chamados pelo nosso nome ou outra qualquer alcunha que desejemos.

Uma das funcionalidades deste novo assistente pessoal, é a possibilidade de gravar informação para referência futura num sistema de notas.

Esta informação pode conter dados sobre a localização, comportamentos, informações pessoais, lembretes e informações de contacto.

Extrair informação a partir de e-mails com a finalidade de criar notificações ao estilo dos “cartões” do Google Now, também será possível.

O Cortana terá como a sua “base de conhecimentos” os serviços de pesquisa do Bing, Foursquare entre outros para desta forma poder oferecer uma experiência mais personalizada e agradável ao utilizador. Se o nome de código Cortana fica ou irá sofrer alterações ainda não é sabido.

É esperado que a Microsoft apresente este novo produto na sua próxima conferência aquando da disponibilização da versão Developer Preview do Windows Phone 8.1. Via | The Verge

Exit mobile version