Os nossos dispositivos móveis estão a ocupar áreas que até há algum tempo estavam reservadas a outros dispositivos. De forma rápida e decidida os utilizadores têm substituído métodos mais tradicionais por aplicações que realizam a mesma tarefa, mas dentro de um contexto unificado do dispositivo móvel.
Uma das primeiras substituições lógicas que são feitas está no relógio e nos outros mecanismos de medição de tempo. Os cronómetros são também alvo destas mudanças, até porque todos precisamos de medir o tempo e nem todos temos acesso directo a um destes equipamentos.
Das muitas ofertas de cronómetros que existem para o Windows Phone, o Timer é um dos que mais está à altura das exigências e por razões óbvias.
Algo que as aplicações similares ao Timer apresentam como limitação é, por norma, o facto de termos de estar dentro da mesma para podermos medir o tempo.
Esta limitação acaba por ser um impedimento na utilização das ferramentas ao obrigar a que o utilizador aloque o seu smartphone apenas para essa tarefa.
Mas o Timer ultrapassa este problema permitindo que os contadores de tempo continuem a funcionar da forma pretendida, podendo o utilizador, a qualquer momento, voltar à aplicação tendo a contagem de tempo a ser feita.
Para ter uma integração ainda mais completa, os seus criadores adicionaram a possibilidade de estes contadores serem apresentados no ecrã de bloqueio, dando assim um controlo ainda maior e um acesso à informação facilitado.
O Timer tem apenas disponíveis duas funções, mas que são as que se espera num cronómetro. Por um lado, permite ao utilizador que defina períodos de tempo que vão contar, e que depois disparam um alarme, e por outro, tem um simples contador de tempo que regista também tempos parciais.
A sua interface, como seria de esperar dadas as funcionalidades, é muito simples e fácil de usar, apresentando apenas o tempo para cada uma dos alarmes e também o contador de tempo do cronómetro.
Cada um dos diferentes alarmes pode ser configurado e ver alterado o período de tempo que irá contar, o seu nome e até o toque que irá reproduzir. Qualquer um destes alarmes pode ser removido e novos também podem ser criados.
Esta ferramenta quase essencial para muitos consegue levar ao Windows Phone algo que não tem de origem e cuja função desempenha de forma perfeita.
A sua grande vantagem é conseguir correr em modo background e assim não prender o utilizador, dando-lhe a liberdade necessária para continuar a usar o seu smartphone.