Pplware

Análise: Nokia N85

Eis que me cai na mãos um dos modelos mais elegantes da gama N Series da Nokia, o Nokia N85. Não é o mais artilhado (e por conseguinte, dispendioso) ou recente modelo da Nokia, mas não deixa de nos proporcionar funcionalidades bem interessantes, aliadas a uma qualidade e solidez a que a Nokia já nos habituou.

Foram quase 2 semanas de deleite (quem não gosta de colocar nas mãos pequenos gadgets como este?), ao fim das quais decidi escrever esta pequena grande análise, esperando elucidar o mais céptico dos nossos leitores.

Outras vistas: [1][2][3]

Este é um smartphone dotado do tão conhecido sistema operativo dos telemóveis Nokia, o Symbian, mais concretamente a sua 3ª versão. É por isso que a sua interface intuitiva não estará com certeza recheada de grandes inovações, ficando por pequenos aspectos aprimorados e adaptados a telemóveis deste género.

Trata-se de um modelo elegante, sério e robusto, ideal para aqueles que ainda torcem o nariz a telemóveis dotados de touchscreen e preferem sentir debaixo dos seus dedos toda a fluidez e intuitividade a que a Nokia nos tem habituado.

Características:

Consulte aqui as especificações técnicas detalhadas, assim como o conjunto de aplicações instaladas e outras funcionalidades habituais nos telemóveis Symbian.

Conteúdo da caixa:

Hardware – qualidade e funcionalidade

O Nokia N85 apresenta, no geral, uma boa qualidade de construção, de onde se destaca o deslizamento principal do ecrã (aquele que mostra o teclado), bastante firme. Não me parece, pelo menos à primeira vista, que este deslizamento possa sofrer problemas com o passar do tempo.

Quanto ao deslizamento secundário (aquele que mostra os controlos do leitor de música), já se torna bem mais perro e forçado, muito por culpa da própria estrutura física do telemóvel. É muito difícil, por exemplo, fazer este deslizamento utilizando apenas uma mão, algo que torna pouco prática a utilização do painel de controlo de reprodução. Veja o 2ª vídeo relativo à utilização do telemóvel para uma descrição mais visual.

O telemóvel é, na minha opinião, bastante elegante, contribuindo para isso a sua frente escura e brilhante, mas muito propícia a dedadas e gordura dos dedos. A parte traseira dá um toque clássico ao telemóvel, embora ao tocar na tampa protectora da zona traseira, se sinta alguma debilidade na construção, dando a sensação de que, caso o telemóvel caia no chão, com certeza esta tampa não sobreviveria no mesmo sítio.

Outras vistas: [1][2]

A capa protectora das lentes Carl Zeiss cumprem a sua função, embora a pequena cavidade perto das mesmas se torne numa provável fonte de pó e sujidade.

Teclas

Embora o teclado numérico não apresente limites entre as teclas, a escrita é bastante fácil, por exemplo de uma SMS, sem que os dedos toquem em teclas erradas. É claro que os meus dedos não são especialmente grandes, mas o facto das teclas se sentirem premidas fisicamente, fazendo aquele pequeno clique-clique, constituem uma segurança aquando a escrita rápida de texto.

As teclas pertencentes ao menu, incluindo a tecla atender, rejeitar e tecla de navegação, são todas bastante sólidas, fazendo o mesmo clique-clique. Nota positiva para a pequena tecla de atalho próxima da tecla rejeitar que possibilita a visualização de um menu de acesso rápido a favoritos, galeria, leitor de música e jogos e outros.

Colunas de som

As colunas de som, tal como todos os telemóveis desta geração, proporcionam um som bastante fiel, com pouca distorção (limitada ao tamanho das mesmas). No entanto, pude comparar o som dos altifalantes do N85 com o modelo inferior N73 para um mesmo conjunto de músicas, reproduzidas no leitor de música do telemóvel. A diferença não foi muito acentuada, mas pareceu-me que o N73 possui um som mais encorpado, com menos distorção nos sons mais agudos e em certos excertos de música, alguns sons não eram audíveis nos altifalantes do N85.

Teclas laterais

Existem 3 teclas na parte lateral do N85: a tecla para o volume do telemóvel e nível de zoom da câmara, a tecla para tirar fotografias e gravar vídeos e finalmente, uma tecla a meu ver bastante útil, para bloquear e desbloquear o telemóvel.

Não há necessidade de premir nenhuma combinação de teclas, sendo particularmente útil quando o teclado numérico está recolhido. A tecla para bloquear/desbloquear é inacessível a pressões involuntárias, não correndo o risco de desbloquear o teclado do telemóvel.

Expansibilidade

Como qualquer boa máquina, há que ser expansível de forma a satisfazer as crescentes necessidades de armazenamento do utilizador. Por isso não podia faltar o nosso caro slot de expansão para cartões Micro SD. Este modelo é vendido juntamente com um cartão de 8GB.

Acessórios

Auriculares estéreo

Fiquei agradavelmente surpreendida com a qualidade dos auriculares. Quanto à qualidade de construção dos mesmos, nada a apontar, trazendo ainda uma extensão para os mesmos com um controlo auxiliar do leitor de música. Este controlo externo, passível de ser preso na sua camisola, graças ao pequeno clip, permite atender/rejeitar chamadas e reproduzir/parar/avançar/recuar a música, tudo com botões devidamente localizados e diferenciados.

Relativamente à qualidade do som emitido, posso dizer que rivaliza sem problemas com os meus headphones originais do meu Creative Zen. São ainda fornecidas duas capas esponjosas para envolver os auriculares, o que contribui ainda mais para a qualidade dos graves. E eu sou bastante exigente a este nível, pois não dispenso um bom efeito bass.

Destaco ainda o facto da ficha dos auriculares ser uma simples ficha de 3.5mm, similar a quaisquer headphones disponíveis no mercado. Pode por isso, substituí-los sem qualquer problema.

Cabo de vídeo

Este cabo encaixa na mesma entrada 3.5mm dos auriculares e divide-se em 3 saídas: vídeo, áudio esquerdo e áudio direito, encaixando nas vulgares televisões com entrada RCA, ou usando um adaptador RCA-SCART, como foi o meu caso. Para ligar o N85 a uma TV basta ligar o cabo nas duas extremidades, TV e telemóvel e colocar a TV no modo de vídeo adequado. Desta forma, é mostrada de imediato a imagem real do telemóvel e o som do mesmo também é encaminhado para as colunas da TV.

A imagem na TV é fluida em geral, havendo apenas pequenos problemas na reprodução de vídeo, na qual o N85 soluçou um pouco. Reparei também que a bateria do telemóvel dá de si ao reproduzir vídeo, bastante mesmo.

Cabo de dados

O cabo de ligação USB entre o N85 e o PC é algo a que já estamos habituados, essencial para que precise actualizar o firmware do telemóvel ou aceder ao seu conteúdo de uma forma rápida e eficaz, já que o Bluetooth não atinge velocidades de transferência muito satisfatórias.

Câmara fotográfica

Para a fabulosa qualidade fotográfica contribuem as excelentes lentes Tessar Carl Zeiss, sendo que a câmara deste modelo possibilita fotografias até uns fantásticos 5 megapixéis e vídeos de altíssima qualidade.

Para activar a câmara basta abrir a pequena protecção da lente e, passados 3 a 4 segundos, a imagem aparece no ecrã do telemóvel. Como seria de esperar, não é instantâneo, mas compreende-se tendo em conta o pesado carregamento do software da câmara, a que o sistema operativo de telemóveis Symbian nos habituou.

Existem, como é natural, dois modos de captura: fotografia e vídeo.

No modo de fotografia pode esperar todas as funcionalidades e opções características do Symbian:

Modos de captura: Desde o automático para alguém que pretende uma foto rápida e concisa, a modos nocturnos, de paisagem, grande plano, retrato, desporto e até a possibilidade de personalizar o seu próprio modo, configurando o flash, exposição, nitidez, contraste e cor.

Modos de flash: Tem sempre o modo automático, o forçosamente ligado e uma especial atenção para o flash anti-olhos vermelhos, bastante útil para quem tenha olhos claros.

Auto-temporizador: Para os fãs dos auto-retratos, este modo não poderia faltar, sendo possível tirar auto-retratos com diversos segundos de espera.

Modo de sequência: Este é um dos modos mais interessantes para mim, devido à possibilidade de tirar um número infinito de fotografias em sequência até que a memória se esgote ou tirar automaticamente fotografias de tanto em tanto tempo, de 10 em 10 segundos até de 30 em 30 minutos. Visualizar este resultado será com certeza, algo bastante curioso.

Ir para fotografias: Clicando neste ícone do painel lateral vai-se directamente para a galeria de fotos, tal como a descrição indica.

É ainda possível gravar a sua localização em coordenadas GPS no momento da fotografia.

Não esquecer que este Nokia possui, como é hábito em todos os telemóveis 3G que possibilitem conversação em vídeo, uma câmara mais modesta por cima do ecrã do telemóvel. Embora possibilite fotografias de apenas 0.8 megapixéis, a qualidade é bastante razoável.

Modo de vídeo

O painel lateral do modo de vídeo é constituído por ícones em tudo semelhantes ao modo de fotografia, são eles:

Modos de captura: Aqui os modos limitam-se a dois: modo de dia e modo de noite. A diferença entre estes dois modos reside naturalmente na iluminação dos objectos, sendo o modo de noite aquele que mais peca na fluidez do vídeo em prol da captura máxima de uma fonte de luz. Veja o vídeo que compara estes dois modos.

Ligar a luz do vídeo: Em zonas escuras a pequena luz (quase-flash) ajuda e muito, na iluminação do local. Para obter gravações fluidas e iluminadas, aconselho a utilização conjunta do modo de dia e luz de vídeo ligada. Para uma iluminação máxima, torna-se necessário o modo de noite.

Veja a diferença no vídeo abaixo.

Equilíbrio do branco: Aqui pode seleccionar as várias pré-definições do equilíbrio dos brancos, dependendo da situação.

Tom de cor: Seleccione a cor pretendida para o vídeo desde um tom normal ao negativo, sépia, preto e branco e vívido.

Nas definições do vídeo pode ainda definir a qualidade pretendida, gravar pela câmara secundária e pode até, se quiser, gravar as coordenadas GPS nas quais se encontra no momento da gravação do vídeo.

Veja na próxima página a análise ao software e vídeos de utilização!

Modo de espera

O modo de espera é tudo aquilo a que está habituado em telemóveis Symbian: uma barra superior de atalhos de fácil acesso e uma lista de serviços do telemóvel personalizáveis. Destaco a possibilidade de utilizar o smartphone como telefone para VoIP. Muito útil especialmente se está a aceder à Internet através de rede wireless.

Menu e interface

O menu principal pode ser personalizado relativamente ao seu aspecto; desde a lista, ao painel de ícones, menu carrossel… para todos os gostos. É claro que a disposição dos ícones é totalmente personalizável e é ainda possível criar pastas agrupando vários ícones de uma só vez, de acordo com a sua preferência.

Existe ainda uma tecla “Multimédia” especial ao pé da tecla “Rejeitar chamada” que dá acesso a um menu especial onde se pode aceder a todo o tipo de conteúdo multimédia: fotografias, vídeos, música, TV, podcasts, videocasts e à plataforma N-Gage.

Transição entre aplicações

Graças ao bom processador e quantidade de memória disponível, a transição entre aplicações é fluída e consistente, não se verificando qualquer atraso ou lentidão na comutação entre as mesmas. Para testar esta capacidade, abri cerca de 4 aplicações, umas mais pesadas, outras menos, tais como o Opera Mini, Leitor de Música, Nokia Maps e o modo Câmara (muito pesado), e procedi à troca entre aplicações através da tecla apropriada.

Pesquisa WiFi

Uma das primeiras coisas que pude testar foi a capacidade e facilidade de ligação a uma rede wireless. Através do ecrã principal, o chamado modo de espera ou standby, é possível pesquisar redes WiFi que se encontrem nas imediações do smartphone.

Ao encontrar a rede WiFi pretendida, a sua configuração não podia ser mais simples, bastando introduzir a chave de segurança, caso exista. De seguida o telemóvel estabelece a ligação, no entanto, pude verificar que este não a mantém infinitamente conectada, pois ao fim de algum tempo, esta é terminada. Quando acede através do browser ou outra aplicação que exija ligação à Internet, é perguntado ao utilizador se pretende utilizar a rede WiFi.

Leitor de música

Se conhece outros modelos da Nokia providos de Symbian 3ª geração, então o software relativo ao leitor de música não será uma novidade para si. Na minha opinião, está ao nível de qualquer boa interface dos leitores mp3 do mercado de outras marcas como a Apple ou Creative, em termos de rapidez e facilidade.

Poderá visualizar as suas músicas por artista, álbum ou género, aceder às suas listas de reprodução, podcasts ou mesmo reproduzi-las sem qualquer ordem definida. Tem ainda à disposição um equalizador que cumpre a sua função e várias formas de visualização, à semelhança de qualquer outro reprodutor de música.

O sistema de navegação é feito pelo D-Pad como seria de esperar, no entanto, a reprodução pode ser controlada tanto pelo D-Pad como pelos controlos dedicados do smartphone.

Transmissor FM

Este smartphone tem um transmissor FM embutido, podendo por exemplo, transmitir uma reprodução de música via ondas de rádio. Não deixa de ser uma funcionalidade bastante interessante.

Gravador áudio

A qualidade de gravação de som é configurável, variando naturalmente tamanho do ficheiro resultante. Na configuração de qualidade mais elevada pude verificar que o microfone tem uma qualidade bastante boa.

Jogos e Aplicações

O N85 vem equipado com a plataforma N-Gage para S60 que, para quem não sabe, é uma plataforma de jogos que a Nokia desenvolveu para estes modelos em que os jogos, em vez de jogados em cartuchos, são descarregados da Internet. Neste caso, foram incluídos algumas versões demo de clássicos como o famoso Worms.

Quanto às aplicações, são incluídas as aplicações base da Nokia, podendo o utilizador instalar facilmente qualquer outra aplicação. Aplicações como Google Maps e Opera Mini são absolutamente essenciais para o seu dia-a-dia. Gosto de um bom browser, mas infelizmente não considero o browser da Nokia ao nível do Opera Mini. Já o Google Maps, é essencial para mim, pois sou um tanto desorientada, e  por isso o GPS integrado deste Nokia, juntamente com o Google Maps, é a resposta perfeita ao problema.

Outras vistas: [1][2]

Análise em vídeo

Aqui vos deixo dois vídeos onde faço uma análise mais audiovisual às capacidades do N85, juntando todos os assuntos falados anteriormente, sendo que o segundo dá enfoque à capacidade e qualidade de vídeo e áudio deste modelo. Aconselho vivamente a sua visualização.

Análise: Nokia N85 – Parte 1

Análise: Nokia N85 – Parte 2

E para acabar…

Espero que esta análise tenha sido do vosso agrado, e que tenham sido focados os principais aspectos, vantagens e desvantagens deste modelo da Nokia. Deixem as vossas opiniões acerca da análise e do smartphone em si nos comentários. Terei muito prazer em responder a qualquer dúvida ou sugestão.

Exit mobile version