Pplware

Análise aplicação RTP para Windows Phone 7

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM

Com a chegada do verão, e nestes dias de calor, a praia é o destino preferido pela maior parte para recarregar as baterias do stress do dia-a-dia.

Mas mesmo em tempo de férias temos a necessidade de nos mantermos actualizados e uma das formas mais utilizadas é ligar a pequena caixa mágica que nos liga ao mundo. Ora, em férias nem sempre temos a possibilidade de estar perto de uma TV e nesses casos podemos utilizar o nosso smartphone para podermos ver os nossos programas favoritos.

Desta forma surge esta analise à aplicação da RTP para o Windows Phone 7.

É uma aplicação gratuita que nos permite ver a emissão em directo da RTP1 e RTP2 assim como ouvir as emissoras de rádio antena 1, antena 2 e antena 3. Com um interface muito simples e eficaz, a aplicação enquadra-se perfeitamente no aspecto gráfico “Metro” do sistema operativo móvel da Microsoft. A divisão por áreas de conteúdos, Directo, Vídeo, Áudio, notícias e grelha, permite um acesso rápido à acção que pretendemos aceder.

 

A disponibilização dos principais destaques de noticias em vídeo e áudio permite ao utilizador manter-se a par das últimas noticias a qualquer momento.

 

Passando para a emissão em directo, a qualidade é bastante aceitável mas existem algumas alternativas que apresentam uma qualidade superior como é o caso da aplicação Meo, não todos os canais mas alguns. De qualquer forma num dispositivo portátil, conseguimos acompanhar a emissão em directo sem problemas. Neste ponto é pena não existir uma opção de “ecrã total” o que nos obriga a ver as famosas barras laterais durante a emissão.

Podemos também aplicar filtros sobre as categorias de informação que desejamos visualizar, embora esses filtros não sejam gravados o que nos obriga a seleccionar sempre que iniciamos a aplicação.

A integração com as redes sociais está presente, seguindo o mesmo funcionamento encontrado em todo o sistema operativo o que facilita a partilha das noticias com o nosso grupo de amigos.

Temos também a grelha de programação tanto de TV como de Rádio, que nos permite ficar a par da agenda dos programas, ler um resumo sobre programa assim como criar um alerta que nos vai avisar quando o programa estiver em emissão. Interessante notar que na grelha de programação estão disponíveis a RTP Madeira, Açores, África, Memória, Informação se bem que infelizmente não temos acesso à emissão em directo dos mesmos.

Existem alguns problemas com o agente da aplicação, “Background task”, que caso não esteja activo a aplicação devolve uma mensagem indicando que aplicação não pode ser executada.

Resumindo, trata-se de uma aplicação muito interessante que nos permite ver as emissões da RTP em movimento, de uma forma muito intuitiva e para além disso verificar o guia de programas e criar lembretes para que, mesmo estando perto de um televisor, sejamos lembrados daquele programa que queremos ver.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Phone 7
Download: RTP 1.1.0.0 [1MB]
Homepage: RTP

Exit mobile version