… mas apenas se o permitir.
O WhatsApp é um dos mais populares serviços de mensagens mas também um dos mais ameaçados pela concorrência, principalmente pelo Messenger do Facebook. Por este motivo, o serviço não pára de se reinventar e a mais recente mudança prende-se com a indicação da localização, em tempo real, dos membros de um qualquer grupo.
Se à primeira vista esta pode parecer uma medida um pouco intrusiva e que coloca em causa a privacidade dos utilizadores, a verdade é que, numa época em que tanto se fala em privacidade e segurança, a WhatsApp não iria arriscar colocar uma funcionalidade que pudesse afastar os seus utilizadores.
A nova funcionalidade que deverá chegar em breve a todos irá indicar, sim, a localização dos membros de um grupo, mas apenas se cada um dos utilizadores assim o consentir. Ou seja, a Live Location Tracking, como será chamada, estará desactivada por omissão e o utilizador poderá activá-la num grupo de forma a que a sua localização surja durante 1, 2 ou 5 minutos (ou sem limite de tempo).
Se pensarmos num encontro entre amigos, esta novidade até poderá ser útil para que os outros saibam onde está e quanto tempo demora a chegar ao local combinado, por exemplo.
Esta não é a única novidade que está a ser preparada no WhatsApp. Há poucos dias foi conhecido também que o serviço passará a permitir a eliminação e edição de mensagens enviadas, desde que o destinatário não as tenha lido.