Falar no WhatsApp é falar numa das plataformas mais populares de comunicação do mundo. Esta plataforma não tem sofrido muitos ataques, sendo que, por vezes, o maior perigo é o que os utilizadores aceitam nos seus dispositivos.
De acordo com informações recentes, circulam no WhatsApp “mensagens bomba”. O problema é que ainda não há nenhum tipo de solução para “barrar” este tipo de mensagens nem sequer feedback da empresa.
Tal como o nome sugere, as “mensagens bomba” têm a capacidade de bloquear o WhatsApp e até mesmo o dispositivo caso este tenha poucos recursos.
O alerta tem chegado de canais de referência, como é o caso do WABetaInfo que refere que até nem existe uma denominação única para este tipo de mensagens. Há quem chame “Binario”, “Contact bombs”, “Trava Zap”, “Crashers” ou “message/vcard crash”.
I raised this issue some weeks ago. My followers told that this is called "Binario", "Contact bombs", "Trava Zap", "Crashers" or simply "message/vcard crash".
It's very complicated to explain, but these messages can crash WhatsApp every time you open the app. https://t.co/yhOn8OymIF— WABetaInfo (@WABetaInfo) August 16, 2020
Mas afinal qual o efeito destas “Mensagens Bomba” no WhatsApp?
Na prática, funciona quase como um ataque de negação de serviço. A app começa a receber milhares de mensagens e fica sem capacidade de resposta uma vez que o smartphone fica também sem recursos. Em equipamentos com boas especificações o impacto não é tão grande, mas em equipamentos com pouco recursos este tipo de mensagens acaba até por bloquear o dispositivo.
O problema é conhecido, mas o WhatsApp não tem ainda uma solução. Sabe-se também que este tipo de ataques está a ter muita incidência no Brasil, mas sendo o WhatsApp uma rede global é natural que utilizadores em todo o mundo possam ser afetados.