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WhatsApp ajuda a implementar um novo conceito de consumo no México

O WhatsApp está a ser utilizado como mediador entre um dos maiores estabelecimentos comerciais do mundo, o Wallmart e os consumidores. É um novo nível de conveniência e consumo em que basta enviar uma foto da lista de compras aos responsáveis pela cadeia de venda a retalho.

As compras, pouco depois, acabam por ser entregues na residência indicada pelo utilizador.


Esta é a realidade avançada pela Reuters, tendo sido implementada pela cadeia norte-americana no país vizinho do México. Aí, a popularidade da plataforma WhatsApp é tão significativa que a aplicação já está a ser utilizada para fazer as compras do dia a dia na cadeia e representante local de lojas, a Superama.

WhatsApp, ao serviço das comunicações e compras?

Ainda que não seja a utilização mais convencional deste serviço gratuito, acaba por ser a sua nova valência. Ao mesmo tempo, acaba por ser também uma nova forma de implementação do serviço no quotidiano do consumidor mexicano. Um novo modelo que, aliás, pode espalhar-se a outros países.

Para já o programa está limitado ao México. Aí, basta enviar a fotografia de uma lista de compras manuscrita para um número detido pelo Walmart. Em seguida a empresa trata do resto, desde a seleção dos produtos até à entrega dos mesmos na morada fornecida. Na prática, é uma nova experiência e conceito de consumo.

 

 

Ainda de acordo com a fonte supracitada, o diálogo via WhatsApp é eficaz e agradável. Segundo o seu testemunho, o representante (humano), do Walmart foi rápido a confirmar a submissão da lista de compras manuscrita. A partir daí, a empresa tratou do resto e até respondeu às mensagens com emojis.

Um novo conceito de consumo e conveniência já em prática no México

Por fim, a Superama, cadeia detida pelo Walmart, cobra um total de 49 pesos, cerca de 2,55 dólares, ou 2,23 euros pela entrega em 90 minutos. Já, para uma entrega mais demorada, o valor deste serviço personalizado cai para 39 pesos, cerca de 2,03 dólares, ou 1,8 euros.  Por sua vez, o pagamento dá-se no ato da entrega.

O Walmart diz estar a estudar a expansão deste novo conceito para novos países. Será uma expansão gradual e faseada, verificando-se sobretudo na América do Sul. Assim, para a cadeia de lojas há o apelo de uma nova experiência focada na conveniência e para o WhatsApp, há a confirmação da sua popularidade.

E se ir às compras em Portugal fosse tão simples como enviar uma foto da lista?
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