Como utilizador diário das plataformas Android e iOS (além dos sistemas operativos para Desktop), aceitei de imediato o convite para analisar o novo e potente Nokia 808 PureView, uma vez que estamos perante um equipamento que já recebeu vários prémios, tanto da indústria dos dispositivos móveis, como da indústria da fotografia, incluindo o de “Best Mobile Device”, no Mobile World Congress 2012, e o de “Best Imaging Innovation 2012″, atribuído pela TIPA (Technical Image Press Association).
Como já referimos aqui, o Nokia 808 PureView destaca-se de outros equipamentos, uma vez que é primeiro smartphone a incorporar a galardoada tecnologia PureView, da Nokia, e de integrar um sensor fotográfico de 41 Megapixéis.
À primeira vista, vamos ver o que nos reversa este inovador smartphone.
O Nokia 808 PureView vem numa “case” bastante simples, bem desenhada, muito prática e 100% reciclável. De referir que na parte traseira da mesma vem a indicação sucinta das características do equipamento (informação sempre útil para quem pretende comprar o equipamento e não teve tempo de pesquisar sobre o mesmo).
Dentro da case podemos encontrar:
- Nokia 808 PureView
- Bateria
- Carregador
- Cabo de Dados
- Auricular Estéreo
- Manual de Instruções
O Nokia 808 PureView destaca-se pelas seguintes características:
- Sensor de 41 MP, lente Carl Zeiss, tecnologia de imagens PureView e vídeo Full HD
- Saídas HDMI e DLNA, NFC e tecnologia Wi-Fi
- 16 GB de memória incorporada, expansível para 32 GB ou 48 GB
- Processador ARM 11 a 1,3 Ghz
- 512MB de memória RAM
- Sistemas Operativo: Symbian Belle
No que se refere a dimensões e peso, o Nokia 808 PureView pesa cerca de 169 e e tem de altura 123.9mm , 60.2 mm de largura e 13.9 mm de espessura (espessura máxima medida no local da câmara).
Como referido, a câmara é sem duvida um dos pontos fortes deste equipamento. Nesse sentido, preparamos para já um pequeno vídeo para verem a qualidade e tiramos também algumas fotos.
Vídeo de testes do Nokia 808 PureView