[Atualização] Entretanto, surgiram mais informações relativas à funcionalidade Nearby Share: funcionará de forma diferente em dispositivos Android e iOS. Enquanto os utilizadores do Android poderão ver os utilizadores próximos, os do iOS terão de digitalizar um código QR para partilhar ficheiros multimédia sem uma ligação à Internet.
A procura de inovação por parte do WhatsApp tem levado este serviço da Meta a testar algumas funcionalidades menos comuns. A prova disso surge agora, com mais uma novidade descoberta. O WhatsApp está já a testar um serviço de transferência de ficheiros entre smartphones.
Trocar ficheiros entre smartphones?
O ritmo a que o WhatsApp revela as suas novidades consegue deixar toda a concorrência a uma distância muito grande. Estas procuram trazer novas funcionalidades para uma app que é cada vez mais usada e onde os utilizadores procuram constantemente melhorias.
São várias as que foram reveladas e os utilizadores têm aderido de forma alargadas. Agora há uma nova a ser testada internamente na equipa do WhatsApp e que traz um novo serviço para dentro desta app de mensagens da app. Falamos da possibilidade de transferência de ficheiros entre smartphones.
Como pode ser visto na imagem abaixo, quando estiver disponível, os utilizadores vão poder trocar ficheiros entre si de forma rápida e simples. Ambos vão ter de estar na mesma área dedicada nas suas apps para enviar e receber os ficheiros que quiserem partilhar entre si.
WhatsApp terá serviço no Android e iOS
Há ainda a necessidade de agitar o smartphone para gerar um pedido de partilha, mantendo uma abordagem controlada nas trocas de arquivos. Importa destacar que é garantido que todas as trocas realizadas vão ser cifradas de ponta a ponta. Isso significa que a partilha de arquivos permanece segura mesmo fora de uma conversa e num ambiente desconhecido.
Ainda que possa parecer uma situação em que está a ser criado um serviço que já existe nos próprios sistemas operativos, há aqui uma vantagem óbvia. Falamos da criação de um serviço que é transversal ao Android e ao iOS, garantindo uma interoperabilidade única e a criação de um ecossistema próprio e único.
Este é ainda um passo inicial para a criação deste serviço de transferência de ficheiros entre smartphones do WhatsApp. Os testes vão continuar e em breve este deverá ser aberto a quem está no programa de testes deste serviço de mensagens da Meta, sendo uma adição importante.