As ameaças digitais são uma realidade e apesar de todos os alerta há sempre quem se deixe enganar. Recentemente foi revelado o ToxicPanda, um malware para equipamentos Android que rouba dinheiro! Já há registo de vítimas em Portugal.
Mais de 1500 dispositivos Android já foram infetados pelo “malware” ToxicPanda, especialmente em países como Itália, Portugal e América Latina.
O ToxicPanda é um novo trojan bancário que tem como alvo dispositivos Android. Este trojan tem a capacidade de roubar informações financeiras. Originado de uma variante chamada TgToxic, opera disfarçado como apps populares, como browsers ou apps bancários, para enganar os utilizadores e infetar os dispositivos. Esse malware espalha-se principalmente fora das lojas oficiais, incentivando downloads de fontes não seguras, como sites fraudulentos.
Este malware foi descoberto pela Cleafy Intelligence. Este malware usa uma técnica conhecida como fraude no dispositivo (On-Device Fraud, ODF), que permite que o criminoso controle remotamente o dispositivo da vítima. Desta forma, à distância, o atacante pode fazer o que pretender através do dispositivo da vítima.
Segundo algumas informações, o malware tem funções que ainda não funciona, considerando-se que o mesmo possa estar em desenvolvimento.