Sabe aquele momento em que o seu smartphone deslizou da mão e caiu no chão? Ou quando, sem querer, passou um objecto pelo ecrã que deixou marca? Nesses momentos o nosso coração para e sentimos um frio na espinha. Afinal, os smartphones são caros e são quase uma extensão do nosso corpo… não vivemos sem eles.
Para proteger o ecrã dos dispositivos móveis utilizam-se películas e são vários os tipos disponíveis no mercado. Neste artigo, vamos abordar qual o melhor tipo de película para proteger o seu smartphone.
Se procurar por “película para smartphone” no Google certamente que ficará cansado com tantas opções. Existem muitas marcas, tipos e preços.
Películas de PET
O polietileno é um tipo de plástico normalmente encontrado em garrafas PET e outros recipientes de alimentos. A película de polietileno fornece proteção contra riscos e são super baratas, leves e finas, tornando-se menos visíveis quando aplicadas. Além disso, são ideais para smartphones de ecrã curvo.
Elas também têm uma sensação de toque suave, sendo pouco dura. Um dos contras é que essa película deixa o seu ecrã mais brilhante, o que pode incomodar alguns utilizadores.
Película de Vidro
Este tipo de película é a mais resistente contra arranhões e quedas, e atualmente pode ser adquirida a um preço baixo. Como os protetores de vidro são mais espessos, estes são muito mais visíveis no ecrã, mas podem tirar um pouco da sensibilidade do touch. Nada que afete o uso, mas é possível notar a diferença entre um ecrã sem película e um com película, no que diz respeito à sensibilidade.
É um “preço” a ser pago, afinal, a película de vidro deixa o seu equipamento muito mais resistente a quedas e arranhões, especialmente aqueles que acontecem devido a chaves no bolso e pequenas batidas.
Película líquida
Atualmente, é possível encontrar protetores de ecrã líquidos no mercado, que afirmam que podem proteger o seu smartphone apenas esfregando uma solução líquida. Embora isso possa fornecer algum nível de proteção extra, a camada é tão fina que arranhões mais profundos são difíceis de eliminar, o que anula a finalidade de um protetor de ecrã.
Quando esta película líquida fica gasta, pode simplesmente tirá-la e trocá-la por outra proteção de ecrã. Esta película irá sofrer algum desgaste com o tempo. Não são muito recomendadas as películas líquidas.
Película de Gel
As películas de gel surgiram há pouco tempo no mercado e já conquistaram grande parte do público consumidor; elaboradas com materiais que possibilitam a absorção total do impacto, tais películas possuem maior maleabilidade e adaptam-se, com facilidade, em dispositivos com ecrã 2.5D, oferecendo uma proteção completa e cobrindo totalmente a superfície que ficaria exposta com outra película.
A espessura tende a ser menor que a película de vidro, mas a eficiência de absorção aos impactos é a mesma. Ao contrário das películas de vidro, a película de gel não estala ou quebra, tendo maior durabilidade.
A troca da película de gel é necessária devido ao desgaste causado pelo contacto com objetos, como chaves, que tendem a causar leves arranhões na superfície. Para os utilizadores que já possuem uma capa protetora com bordas elevadas ou que estão acostumados a deixar o smartphone longe desses objetos, esse detalhe não faz tanta diferença, mas quem está acostumado a carregar o smartphone com outros objetos, deve ficar atento na hora de escolher a película em gel.
Se quiser proteção contra impactos, compre uma capa também
A película é apenas uma parte da proteção no seu smartphone. A película protege apenas o ecrã do seu smartphone contra arranhões, e fornece alguma proteção contra impacto. No entanto, se quer proteger completamente o seu dispositivo, incluindo as laterais e a parte traseira, é fundamental utilizar uma capa protetora, de preferência os modelos anti-impacto, que protegem muito mais o seu smartphone.