Pplware

Sony já vendeu mais de 96 milhões da consola PS4

Com mais de 96 milhões de unidades da consola PS4 vendidas em todo o mundo, a Sony regista o seu melhor ano fiscal de sempre. De acordo com a tecnológica nipónica, o ano que encerrou a 31 de março trouxe novos proveitos para a empresa, mas certos setores como os smartphones Xperia, continuam a causar prejuízo.

As novidades versam do seu mais recente relatório financeiro, apresentado hoje (26) ao painel de investidores.


Em primeiro lugar, as boas notícias. Ainda que estejam finalmente a abrandar, as vendas da consola PlayStation 4 continuam a trazer novos recordes à empresa. Com efeito, até de 1 de janeiro ao dia 31 de março de 2019, a empresa vendeu 2,6 milhões de unidades da sua consola. O número total coloca-se agora nos 96,8 milhões de unidades vendidas desde que a PlayStation 4 chegou pela primeira vez às lojas.

O longo reinado da consola PS4

De acordo com o seu relatório fiscal, durante o último ano, a empresa vendeu 17,8 milhões de unidades para as lojas. Assim, temos a uma quebra ligeira face aos 19 milhões de unidades vendidas durante o ano fiscal anterior – 2017. Já, por outro lado, o valor superou as previsões – 17,5 milhões – da própria empresa.

Olhando para o futuro, a Sony prevê vender cerca de 16 milhões da consola PS4. Caso o consiga fazer até 31 de março de 2020, a empresa colocaria 112, 8 milhões de unidades enviadas para as lojas espalhadas pelo mundo. Salientamos ainda que a PS5 não será lançada antes de 31 de março de 2020.

O setor dos jogos foi o mais lucrativo. Com efeito, vimos mais de 257 milhões de jogos para a PS4 a serem vendidos e, desse valor, perto de 55 milhões foram vendidos no primeiro trimestre de 2019. Em síntese, este setor registou um aumento de 2,2 milhões de jogos vendidos face ao ano anterior, algo que se reflete diretamente nas receitas auferidas – crescimento de 19%.

Os jogos trouxeram novos recordes à Sony

A empresa fez saber que 37% dos jogos vendidos foram as versões digitais. Uma cifragem que, de acordo com a Bloomberg veio coroar um dos melhores anos fiscais da empresa. Para tal contribuem também os serviços PS Plus, já com 36,4 milhões de subscritores, tendo crescido  consideravelmente face ao ano de 2018.

Ainda assim, a Sony alerta para uma previsão queda nos lucros auferidos pelo segmento dos jogos. Uma consequência direta do fim de vida da PS4 que não deverá receber grandes lançamentos. Assim, os investidores foram avisados de antemão da queda precisa de 10% durante o próximo ano.

No geral, a empresa está a rever em baixa as suas previsões para o novo ano fiscal, sem oferecer explicações para tal.  O único comentário feito nesse sentido foi “a crescente diferença entre os objetivos colocados em determinados setores e o seu atual desempenho”.  A empresa prevê uma queda de 45% nos lucros auferidos no próximo ano fiscal, face ao ano encerrado a 31 de março.

O setor dos smartphones Xperia

Mais uma vez, os smartphones Xperia continuam a ser motivo de previsões em baixa. A empresa perdeu 869 milhões de dólares com os seus Xperia em 2018. Para 2019, prevê vender ainda menos smartphones, sem que o mercado pareça reparar nas suas ofertas.

As previsões avançadas por Kenichiro Yoshida, atual CEO da empresa são bastante conservadoras. Ao mesmo tempo, a Sony promete cortes profundos no setor responsável pelos seus smartphones Xperia. O objetivo? Canalizar os fundos para o desenvolvimento da consola que sucederá à PS4.

Ainda no último mês a Sony deu a saber que agregaria o setor mobile com o proveitoso setor das TVs, câmaras e áudio. Uma medida drástica para tentar absorver algum do prejuízo que está a ser causado pelos seus smartphones Xperia. Acima podemos ver o gráfico ilustrativo do seu desempenho em 2018.

O setor pautado pela incerteza viu 13,5 milhões de smartphones a serem vendidos em 2017. Em 2018, este valor cifrou-se nos 6,5 milhões de smartphones Xperia a saírem dos seus armazéns. A marca salienta uma “diminuição significativa nos smartphones vendidos”. Já para 2019, este valor deverá voltar a contrair.

Que futuro terá o ramo dos smartphones Xperia?
Exit mobile version