Pplware

Smartphones vão poder avaliar qualidade do sémen

Em todo o mundo são mais de quarenta e cinco milhões de casais que sofrem de infertilidade. Deste valor, cerca de 40% dos casos correspondem a problemas de infertilidade do homem.

Com base nestes dados uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard decidiu criar um sistema móvel capaz de medir a qualidade do sémen do homem. Para tal, basta ter um smartphone e um equipamento que rondará os 5€.

A tecnologia está hoje presente na maioria dos projetos. Com o objetivo de criar um sistema simples e prático que possa medir a qualidade do sémen do homem, um grupo de investigadores desenvolveu uma plataforma que é constituída por um sistema de recolha do sémen e uma aplicação capaz de avaliar a qualidade do mesmo.

Em declarações à revista Science Translational Medicine, o investigador Hadi Shafiee revelou que a ideia é ter um sistema muito prático, semelhante ao usado nos testes de gravidez, mas mais inovador uma vez que recorre a tecnologia móvel.

Apesar de estar em fase de protótipo e à espera de aprovação das autoridades competentes europeias e norte-americanas, este sistema demonstrou já ser bastante preciso. De um total de 350 amostras, o sistema conseguir ter uma precisão na ordem dos 98%. Os resultados são públicos e podem ser consultados aqui.

Via An automated smartphone-based diagnostic assay for point-of-care semen analysis


Artigo relacionado: Yo: um acessório para smartphone que faz contagem de esperma
Exit mobile version