O Samsung Galaxy S10 e a variante S10+ são dois dos melhores smartphones que pode encontrar atualmente no mercado, podendo o mesmo ser dito da atual geração iPhone XS da Apple. Porém, qual dos dois será o mais resistente, podendo sobreviver a quedas mais severas? E, além do mais, quão resistente é o Gorilla Glass 6?
Agora, antes mesmo de receber o seu novo Samsung, pode ver como é que ele sobrevive a este teste de queda, em vídeo.
Em primeiro lugar, ambos os smartphones, Samsung Galaxy S10+ e Apple iPhone XS Max são construídos em vidro e metal. Materiais que associamos a produtos bem concebidos, extremamente bem construídos mas, invariavelmente frágeis, ainda que por vezes consigam resistir a riscos e/ou quedas.
Galaxy S10 vs iPhone XS, duas gerações de topo
Contudo, apazigua-nos saber que ambos os terminais são revestidos e protegidos pela mais recente geração do vidro Gorilla Glass, a 6.ª. Este material especialmente resistente é concebido pela empresa norte-americana Corning e tem tornado os nossos smartphones gradualmente mais robustos. Porém, não são resistentes a todo o tipo de quedas. Algo que se torna particularmente evidente neste novo vídeo.
O vídeo foi publicado pelo canal EveryThingApplePro e mostra-nos o drop test ou teste de queda com ambos os dispositivos móveis. Sendo ambos construídos em vidro e metal, tanto o Samsung Galaxy S10+ como o iPhone XS Max da Apple acabam por sofrer um destino similar. Contudo, não deixa de ser cativante ver o teste.
Similares na conceção, tanto o Samsung Galaxy S10 como o Galaxy S10+ (até mesmo o S10e) são dispositivos retangulares construídos em vidro e metal. Aliás, o mesmo pode ser dito do iPhone XS Max, iPhone XS e até mesmo do iPhone XR da Apple. Todos estes cinco equipamentos partilham várias premissas.
A mais recente geração da Samsung e da Apple
Já, por razões estratégicas, os responsáveis pelo canal escolheram apenas os topos de gama. Assim sendo, estamos perante o S10+, bem como o XS Max, colocando ambas as marcas em pé de igualdade. Em seguida, durante o vídeo / teste temos vários tipos de quedas, começando pela altura do bolso.
Uma queda à altura da cintura não danificou nenhum dos terminais nos vários ângulos testados. Contudo, torna-se evidente a necessidade de utilizar uma capa de proteção. Entretanto, à medida que a altura foi aumentando, começamos a ver os primeiros danos no vidro.
Não é de todo um teste científico, mas faz um bom trabalho em replicar os principais tipos de quedas que o utilizador pode cometer. Em suma, vemos um grau de resistência similar em ambos os equipamentos da Apple e da Samsung. Mas, tal como o coloca a BGR, nem mesmo o Gorilla Glass 6 os torna inquebráveis.
Contudo, salientamos que o leitor ultrassónico de impressões digitais no Galaxy S10+ deixou de funcionar quando o vidro frontal estalou. Já, por sua vez, o reconhecimento facial, o Face ID do iPhone XS Max continuou desbloquear o dispositivo.