Pplware

Samsung e AMD firmam parceria para melhorar os jogos em smartphones

A Samsung e a AMD firmaram uma parceria com o intuito de integrarem um processador de imagem AMD Radeon nos próximos SoCs da tecnológica sul-coreana. Será, portanto, uma nova era para os gráficos em smartphones e dispositivos móveis desta fabricante Android, mas as surpresas vão mais além!

Há novidades incríveis a ser preparadas, esta é a promessa da tecnológica sul-coreana.


De acordo com a publicação da Samsung, a fabricante de smartphones vai passar a integrar um processador de imagem (IP), especialmente desenvolvido pela AMD. Desse modo, teremos gráficos AMD Radeon, assegurados com as próximas plataformas móveis (SoCs) Exynos da tecnológica sul-coreana.

A nova parceria entre a Samsung e a AMD

Trata-se, acima de tudo, de uma parceria a longo prazo entre a AMD e a Samsung. Os primeiros frutos desta nova relação serão uma nova geração de processadores de imagem que prometem destacar-se pela eficiência energética ou, por outras palavras, prometendo consumir menos energia.

Além disso, a Samsung e a AMD vão passar a colaborar, licenciando as tecnologias necessárias, para que seja possível trazer melhores gráficos aos smartphones. Ao mesmo tempo, a tónica é colocada nos jogos para dispositivos móveis. Com efeito, este aparenta ser uma das finalidades que subjazem a esta parceria.

 

 

Mais concretamente, as empresas colaborarão doravante para desenvolver novos “motores” gráficos. Isto é, novos processadores de imagem para smartphones ainda mais poderosos. Já, por outro lado, os consumidores encontrarão os frutos desta colaboração nas próximas gerações de SoCs Exynos da própria Samsung.

Jogos mais poderosos nos smartphones Android

Será, portanto, nos smartphones Android da Samsung que encontraremos estas soluções gráficas. Em boa verdade, podemos vir a conhecer os primeiros frutos da parceria com o Galaxy Note 10 ou, nos sucessores dos Galaxy S10. No entanto, certo é que os smartphones de topo serão os primeiros a receber as novidades.

Acreditamos, assim, que a próxima geração de smartphones da Samsung traga já a perícia da AMD. Algo que poderá ajudar a destacar tais dispositivos móveis graças às suas proezas nos jogos. Contudo, para já não sabemos exatamente os detalhes, ou as configurações das soluções desenvolvidas por ambas as empresas.

Ao mesmo tempo, é uma parceria surpreendente. Relembramos que a AMD saiu do mercado mobile em 2009, ano em que vendeu o sistema Imageon, de sistemas gráficos, à Qualcomm. Entretanto, a Qualcomm usou toda essa base de know-how para construir aquilo que hoje conhecemos como o sistema Adreno.

Um novo nível de qualidade gráfica para os Exynos

Ainda mais curioso é o facto de a anterior parceria da Samsung, a ARM para propósitos similares, ter sido anunciada há precisamente quatro anos. Ora, isto diz-nos que o contrato entre estas duas empresas continha algum tipo de cláusula de exclusividade. Note-se que só agora é que a sul-coreana firmou uma nova parceria.

Daqui em diante, contamos com processadores Exynos particularmente poderosos no quesito gráfico. Tudo para que seja possível jogar novos e mais exigentes jogos nos nossos smartphones Android. E quem sabe, até alguns títulos que até ao momento só podemos jogar nas consolas ou no PC.

Entre os pontos-chave desta parceria temos o compromisso da Samsung em pagar à AMD as devidas licenças e royalties pelo uso da sua tecnologia. Já, por sua vez, a AMD desenvolverá e cederá à Samsung as licenças para gráficos RDNA, a nova arquitetura. Por sua vez, estes serão utilizados nos dispositivos móveis da primeira.

Por fim, não existe para já uma calendarização para o anúncio dos frutos desta nova parceria.

Leia mais…

Exit mobile version