Pplware

rdesktop: Cliente RDP para WTS no N900

Por Filipe Chaves para o PPLWARE.COM A minha ideia actualmente é potenciar o N900 com as ferramentas necessárias para o desempenho de algumas tarefas que são imprescindíveis para mim. Isto tanto num plano pessoal como num plano profissional.

Há uns tempos, procurei um software que me permitisse aceder remotamente ao meu computador de casa e ao meu computador do meu local de trabalho. Como foi mostrado aqui no Pplware, tanto para iOS como para Android, existem várias ferramentas deste tipo, o mais famoso é o Teamviewer, que foi mostrado aqui para o iPhone. Mas e para o meu N900?

Sugeriram-me o rdesktop para fazer esta tarefa e de facto é uma solução viável.

Para explicar sucintamente os contornos desta ferramenta, provavelmente muito conhecida dos utilizadores mais “maduros”, recorro à descrição do site oficial do projecto, onde diz:

O rdesktop é um cliente open source que fala nativamente o protocolo RDP (Remote Desktop Protocol) utilizado para comunicação com servidores WTS (Windows Terminal Services).

Na prática, podemos concluir que estamos perante um software muito simples de utilizar o que torna o acesso remoto numa experiência agradável.


Depois de instalada a aplicação, partimos para a criação de ligações ao servidor, o que com este interface, no N900, se torna numa tarefa muito simples. Ao abrir a janela clicamos no botão NEW.


Sugeriram que diminuísse a qualidade da imagem, por uma questão de fluidez, então vamos optar por escolher a opção “Use low color mode (8bpp)”.


Depois, com as devidas ligações concluídas e com um sinal de rede decente, temos o nosso acesso remoto concluído. Navegar, como referi num local com largura de banda decente, é fluído embora existam certos problemas que ainda não vi como resolver, mas serei que ainda não o explorei de forma total, pois temos aqui “pano para mangas”.

Onde tirei muita informação foi deste site, onde tem informação muito útil. Já lá aprendi bastante. Façam bom proveito e tirem o máximo de partido deste fantástico sistema operativo.

Artigos relacionados:


Licença: GNU
Sistemas Operativos: Meego
Download: rdesktop1.6.0 [284.7KB]
Homepage: rdesktop

Exit mobile version