Pplware

Portugal Contemporary Art Guide: A app que mapeia a arte contemporânea

Uma app para arte contemporânea?A digitalização é um processo transversal a diferentes áreas na sociedade. Além das empresas, que têm vindo a adaptar os seus processos com plataformas mais eficientes e inteligentes, também a tecnologia pode ajudar no mapeamento de arte.

De acordo com um anúncio recente, uma app gratuita que faz o mapeamento de toda a arte contemporânea a nível nacional, e que funciona como agenda, guia e mapa, vai ser lançada no dia 02 de novembro, numa iniciativa da editora Contemporânea.


App estará disponível para Android e iOS

“Portugal Contemporary Art Guide” será uma nova app de divulgação da arte contemporânea em território nacional, dirigida a todos os tipos de público, do geral ao especializado, abrangendo várias idades, disponibilizando informação sobre “os artistas, os equipamentos existentes, as coleções, entre outros”, disse à Lusa Celina Brás, fundadora e diretora da revista Contemporânea, editora especializada em arte contemporânea, responsável pelo projeto.

Esta app estará disponível para Android e iOS. A Portugal Contemporary Art Guide disponibiliza, em tempo real e em constante atualização, toda a produção artística contemporânea patente no país.

Além de reunir informação detalhada sobre artistas, exposições e coleções, inclui ainda os vários equipamentos expositivos, como museus, galerias, coleções públicas e privadas, fundações, bienais e espaços independentes sem fins lucrativos.

Trata-se de uma base de dados interativa, que usa os filtros necessários para selecionar o local pretendido ou os vários espaços disponíveis ‘in loco’.

“Há três formas de consultar a ‘app’. Pode-se consultar as exposições que estão a inaugurar uma semana antes de inaugurarem, para partilhar na agenda, partilhar com amigos ou guardar. Tem outra possibilidade, que são as que estão a decorrer no momento e as que vão finalizar”, revelou Celina Brás.

Exit mobile version