A Mobile World Congress (MWC) está quase a arrancar. Apesar de começar oficialmente no dia 25 de fevereiro (terminando a 28), teremos vários anúncios durante este domingo (24). Aliás, todas as grandes fabricantes deverão apresentar hoje as suas novidades e a Oppo foi a primeira. Agora, ficamos a conhecer o seu primeiro smartphone Android já com suporte para redes 5G.
Além do mais, a Oppo estreia neste smartphone um ambicioso sistema de zoom ótico que merece toda a nossa atenção.
A fabricante chinesa, uma das 5 maiores fabricantes mundiais de dispositivos móveis, adianta-se assim à concorrência. O seu é o primeiro smartphone Android a ser anunciado no maior certame mundial dedicado principalmente aos dispositivos móveis e a todo o segmento mobile.
O MWC 2019 ficará marcada pelo advento do 5G
As novidades foram propagadas por quem para já teve oportunidade de conhecer este novo e promissor smartphone Android. Em primeiro lugar, a Oppo não chegou a batizar o dispositivo em questão, sendo este apenas um suporte físico para demonstrar uma arrojada tecnologia fotográfica.
Por outras palavras, temos aqui um smartphone ad hoc, construído com o único propósito de dar a conhecer a tecnologia “Periscope”. Esta, tal como o seu nome indica, utiliza um sistema tubular de lentes e componentes óticos para nos dar uma aproximação nunca antes vista. Zoom ótico de 10x (vezes) para um smartphone.
O sistema Periscope promete proporcionar um zoom ótico de 10 vezes, sem qualquer perda de detalhe na imagem final. Uma afirmação extremamente ousada, sobretudo se tivermos em conta que a maioria da indústria utiliza um sistema de zoom ótico de 2x (vezes).
Um sistema de câmara tripla com zoom ótico de 10x
Em primeiro lugar temos um sensor com lente ultra-grande angular, de resolução não especificada. Em segundo lugar temos um sensor com 48 MP de resolução e uma lente grande angular. Aqui, de acordo com a Oppo esta segundo módulo fotográfico é ideal para situações do quotidiano.
Por fim, temos uma terceira câmara, esta sim equipada com o sistema de zoom ótico de 10x (vezes), apelidado pela própria de Periscope. Além do mais, a Oppo utiliza um sistema de estabilização ótica da imagem (OIS), bem como um sensor de maiores dimensões. Em conjunto conseguem eliminar, ou pelo menos mitigar as vibrações.
Todos os detalhes deste sistema já haviam sido anunciados no Pplware, em ocasião anterior. Temos aqui um engenhoso sistema que canaliza a luz, conseguindo contornar as limitações de espaço dentro de um smartphone. Assim, ao fazer a mesma passar por vários elementos óticos de forma a ir ampliando a imagem.
A Oppo deu a conhecer o seu sistema “Periscope”
Relembramos que esta mesma empresa já havia desenvolvido um sistema de zoom ótico de 5x. Contudo, o mesmo nunca chegou a ser implementado num smartphone Android destinado ao grande mercado. Assim, ao dar a conhecer o seu novo sistema no maior palco dedicado à tecnologia móvel, a MWC, a Oppo espera inverter a situação.
Em boa verdade, trata-se de um sistema nunca antes visto, ou implementado, num smartphone. Em conjunto, as três câmaras dão ao utilizador uma enorme versatilidade. Mais concretamente, dando-nos uma amplitude focal entre os 16 mm aos 160 mm em distâncias focais.
Ainda de acordo com a própria Oppo, o seu novo sistema apresentará melhorias de 73% na qualidade da imagem face à tecnologia anterior, o zoom ótico de 5x. A fabricante chinesa detalhou ainda que todo este sistema Periscope ocupa apenas 6,7 mm de comprimento, contando também com proteção contra quedas.
Por fim, a fabricante garante que o mesmo estará pronto para comercialização a partir do segundo semestre de 2019.
A Oppo apresentou também um smartphone prepara o 5G
Aproveitando ainda o palco do MWC 2019, a Oppo apresentou-nos um modelo preparado para suportar o padrão de redes 5G. Para tal, utilizam o processador Snapdragon 855 da Qualcomm, na sua configuração de topo, com o modem x50.
A fabricante apontou ainda a colaboração com várias operadoras europeias como a Swisscom, ou a australiana Telstra, entre outras. Ainda assim, o líder da Oppo afirmou que o novo padrão de redes 5G só deverá atingir o seu verdadeiro potencial em 2020.
OPPO’s foldable device patent pic.twitter.com/IQif15R0f7
— Ice universe (@UniverseIce) 3 de julho de 2018
A tecnológica chinesa estará também a desenvolver um smartphone dobrável. Contudo, não apresentou qualquer protótipo com esta tipologia, ainda que já sejam conhecidas algumas patentes. Já, por outro lado, esperamos que outras fabricantes como a Huawei nos surpreendam muito em breve.