A OnePlus está finalmente pronta para nos apresentar o seu novo hardware, já preparado para as redes 5G. Entretanto, a empresa de Pete Lau e Carl Pei já confirmou a sua presença no Mobile World Congress que se realizará entre os próximos dias 25 a 28 de fevereiro. Aí, ficaremos a conhecer um novo smartphone Android, um protótipo ambicioso.
Se já estava a cogitar a apresentação do OnePlus 7 então relaxe, ainda não será desta. O smartphone Android que ficaremos a conhecer em Barcelona será uma amostra de tudo aquilo que esta marca já é capaz de fazer. Será um protótipo que, à partida, não deverá ser produzido em massa para comercialização.
Relembro ainda que esta fabricante tem seguido um calendário semestral para o lançamento de novos topos de gama. Por conseguinte, o sucessor do OnePlus 6T (apresentado em outubro de 2018) não deverá chegar antes do final do primeiro semestre de 2019. Neste momento, apontamos para uma chegada do OnePlus 7 entre maio a junho de 2019, não antes.
A OnePlus prepara-se para apresentar o seu protótipo no MWC 2019
Assim, o smartphone Android que ficaremos a conhecer no MWC 2019 será um mero protótipo. Um produto funcional, sim, mas cujo propósito não é a comercialização. Por outras palavras, será um simples suporte físico para o suporte de novas tecnologias, particularmente o novo padrão de redes 5G.
As informações chegam-nos através do portal Engadget e acabam por dar mais credibilidade aos rumores e especulação em torno desta apresentação. De acordo com esta fonte, a OnePlus dará a aos visitantes a “oportunidade para se conectarem e comunicarem” com a comunidade através do seu smartphone Android.
Será uma primeira janela para o padrão 5G. Uma primeira investida no futuro, ainda distante, das telecomunicações. Para tal, a marca carecia de um smartphone Android que já suportasse este novo padrão 5G, algo que nos leva ao seu processador e, mais concretamente, ao seu modem.
Teremos um smartphone Android já preparado para o padrão 5G
Mais concretamente, ao Snapdragon 855 da norte-americana Qualcomm. Além de ser um dos SoCs mais poderosos da atualidade, já pode ser equipado com um modem preparado para o padrão 5G. A saber, o Snapdragon X50, uma opção colocada à disposição das fabricantes que o decidam utilizar.
Alternativamente, as fabricantes Android poderão optar pelo modem Snapdragon X24 LTE. Aqui na eventualidade de não quererem preparar já os seus produtos para o novo standard. Note-se que, de acordo com as previsões dos analistas de mercado, em 2019 teremos o despontar desta tecnologia. Contudo, ainda serão necessários alguns anos até que este novo padrão passe a ser a norma.
Entretanto, ficamos assim com a certeza de que a OnePlus está empenhada na exploração deste padrão. Para tal, brindar-nos-á com um smartphone Android experimental, pronto para nos dar um primeiro contacto com as novas velocidades 5G. Além do mais, a marca deverá explorar as capacidades deste padrão para a aplicação em jogos.
Significará isto que a OnePlus está a cogitar o desenvolvimento de um smartphone para jogos? Para uma fabricante que sempre se orgulhou do desempenho dos seus equipamentos, é uma hipótese perfeitamente plausível. Após o McLaren Edition, porque não um smartphone OnePlus para os mais ávidos jogadores?
Ainda assim, teremos que esperar pelo próximo dia 25 de fevereiro para aquietar as nossas e as suas dúvidas.